A série “Entrevista com o Vampiro” chega ao Brasil nesta quarta-feira (29), no Prime Video, após sucesso nos EUA. Adaptada do clássico de Anne Rice, a trama explora a complexidade e a imortalidade dos vampiros em um cenário do início do século XX
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Quem viveu os anos 2000, sabe que elementos sombrios foram exaustivamente explorados no mainstream, desde a música de Evanescence até filmes como Rainha dos Condenados (2002). E depois de um breve respiro, a temática tem voltado, com a ascensão da estética da Billie Eilish e de séries como Sandman (2022). E um dos símbolos mais expoentes dessa estética “dark” é a figura do vampiro.
Essa criatura irresistivelmente quase humana em suas questões existenciais não é a mesma do Drácula de Bram Stoker: ela é aprimorada, pós-moderna, e veio dos livros da escritora estadunidense Anne Rice (1941-2021). O primeiro desses romances, Entrevista com o Vampiro, foi lançado em 1976 e inspirou o filme homônimo de 1994, com Brad Pitt e Tom Cruise no elenco. Agora, o Prime Video traz ao Brasil nesta quarta-feira (29) sua mais recente adaptação em série.
A produção da AMC+ foi sucesso na gringa, mas nunca havia chegado ao Brasil. Agora, podemos apreciar, com mais tempo de tela, a história do jornalista Daniel Molloy (Eric Bogosian), que reencontra um ser enigmático de seu passado que diz ser um vampiro, Louis de Pointe du Lac (Jacob Anderson). E enquanto o belo jovem fala das agonias de ser eterno, conta sua história, que remonta a Nova Orleans do início do século XX e traz como figuras mais emblemáticas, como o vampiro que o transformou, Lestat de Lioncourt (Sam Reid), e a pequena Claudia (Bailey Bass).
Diferentemente do filme, que se passa no final do século XVIII, o cenário explora o início da industrialização e os desafios que pessoas negras enfrentaram no sul dos Estados Unidos. Louis era um burguês em ascensão que sempre via o racismo como limite de seu sucesso. Mas internamente, lutava contra a bestialidade de sua existência e o passar do tempo, reflexo da angústia de uma geração marcada pelo rápido avanço tecnológico. Já Lestat, um assassino impiedoso, estava imerso em sua personalidade narcisista. A série explora muito mais explicitamente os dois como um casal LGBT+ que encontra na filha adotiva um motivo para ressignificarem a eternidade. Até a adolescente se mostrar mais sedenta por sangue que o próprio Lestat.
A série tem como showrunner e roteirista de produção Rolin Jones, conhecido pelo trabalho como produtor em séries como Weeds e Friday Night Lights. Nos Estados Unidos, a segunda temporada estreou no último dia 12 e também foi sucesso de crítica.
Crônicas Vampirescas
O livro Entrevista com o Vampiro, que baseia a série, é o primeiro de 13 livros das chamadas Crônicas Vampirescas. A visão de Anne Rice, permeada pela modernidade caótica e pela rebeldia do rock dos anos 1970, trouxe aos seus vampiros um quê de humanidade que o aproxima do leitor/espectador. Outra obra adaptada para o cinema foi Rainha dos Condenados, tendo a cantora Aaliyah (1979-2001) interpretando a rainha Akasha.
Outra série baseada no mundo místico de Anne Rice estreia no Prime Video em 19 de junho: As Bruxas de Mayfair, com Alexandra Daddario no elenco. Uma terceira produção ainda sem nome oficial, mas já em desenvolvimento, focada na sociedade secreta Talamasca.
Conheça os livros das Crônicas Vampirescas:
Entrevista com o Vampiro (1976) O Vampiro Lestat (1985) A Rainha dos Condenados (1988) A História do Ladrão de Corpos (1992) Memnoch (1995) O Vampiro Armand (1998) Merrick (2000) Sangue e Ouro (2001) A Fazenda Blackwood (2002) Cântico de Sangue (2003) Príncipe Lestat (2014) Príncipe Lestat e os Reinos de Atlântida (2016) Comunhão do Sangue: Uma História do Príncipe Lestat (2018)
Serviço
Entrevista com o Vampiro
1ª temporada Nesta quarta-feira (29)
no Amazon Prime Video
Classificação indicativa de 18 anos