A ARTIVO Galeria está recebendo um rico compilado de obras de 22 artistas com a exposição “PIETÀ: Perdão e Dor”, que busca manifestar interpretações diversas sobre uma das mais belas esculturas feitas pelo pintor renascentista Michelangelo, a Pietà. As obras podem ser vistas até o dia 3 de maio, no equipamento artístico que fica dentro da Cafeteria Bleecker Café, no bairro Aldeota, com visitação das 13h30 às 20h30.
Em italiano, pietà, que se traduz em piedade, também significa amor, sacrifício e dor. Tema frequente na arte cristã, retratar a Pietà representa a expressão além da cena religiosa em que a Virgem Maria acolhe o corpo morto de Jesus Cristo após a emblemática crucificação, buscando atribuir novos significados à fé, outro tema recorrente no universo das artes.
Evidenciando diversas técnicas, desde a cerâmica à infogravura, a mostra reúne os seguintes nomes: Ana Costalima (escultura), Bosco Feitosa, Cardoso Júnior, Carlos Jardel, Carol Nanan, Expedito Lima, Fátima Gomes, Francisco Ivo, Gerson Ipirajá, Jane Ivo, Jão, Júlio Jardim (escultura), Júlio Maciel, Ricarto Tavares, Samya Magi (escultura), Sandra Montenegro, Silvano Tomaz, Tito Flávio, Totonho Laprovitera, Valber Benevides, Vando Figueiredo e Zakira.
As imagens representadas nos quadros expostos buscam apontar criticamente para uma crise de valores imposta pela modernidade, que, na maioria dos casos, leva a questionamentos a respeito do destino do ser humano sobre a Terra, onde o amor e o respeito aos demais são colocados em segundo plano ou até mesmo desprezados. Indo além, a obra desta corrente de artistas busca trazer uma fagulha de esperança de um futuro melhor.
A exposição coletiva é a terceira organizada e sediada na ARTIVO Galeria, ambiente voltado à valorização de artistas do Ceará, do Nordeste e do Brasil, através de iniciativas coletivas ou individuais de curta duração.
Serviço
Exposição Pietà: Perdão e Dor
Visitação: até 3 de maio
Onde: ARTIVO Galeria (Rua Silva Paulet, 1281 – Aldeota)
Acesso gratuito