Oscar 2024 premia os melhores do cinema neste domingo; confira apostas sobre quem deve vencer

Oscar 2024 ocorre neste domingo (10), direto de Los Angeles, nos Estados Unidos. Transmissão no Brasil será feita pelo TNT e streaming Max. Conheça os concorrentes mais fortes na disputa pela cobiçada estatueta!

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

Este domingo (10) marca a noite de glória do cinema hollywoodiano, com a 96ª edição do Oscar, prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, concedido aos melhores do cinema no ano passado. A premiação ocorrerá no Dolby Theater, em Los Angeles, com apresentação de Jimmy Kimmel.

Um ponto positivo para os brasileiros que não perdem a cerimônia e fazem questão de ver se seus favoritos sairão vitoriosos, é que a premiação será transmitida uma hora mais cedo em solo brasileiro, em virtude do horário de verão estadunidense, que diminui a diferença de fuso horário de cinco para quatro horas. Assim, o show aqui no Brasil está marcado para às 20h e não às 21h, como nas edições anteriores. Para assistir, a transmissão será feita pelo canal pago TNT e também pelo streaming Max, antigo HBO Max. O Grupo Otimista de Comunicação estará mostrando através das plataformas digitais os melhores momentos do tradicional tapete vermelho, momento de chegada dos astros e estrelas, e também os principais vencedores do evento.

Destaques da edição

O filme Oppenheimer, de Christopher Nolan, lidera as indicações, estando presente em 13 categorias, incluindo Melhor Filme, Diretor, Ator e Atriz. Segundo o crítico de cinema Elvio Franklin, a quantidade de nomeações, no geral, foi justa, salvo algumas exceções, como em Design de Figurino e de Produção. “Nolan é um dos diretores em atividade que mais representam esse cinema comercial de Hollywood.” “Provavelmente, [Oppenheimer] sairá como o grande vencedor do Oscar desse ano”, crava.

Ainda na lista dos mais lembrados pela Academia estão: Pobres Criaturas, que concorre a 11 estatuetas douradas; além de Assassinos da Lua das Flores, vindo logo atrás, figurando em 10 categorias; o colorido Barbie, com oito, e Maestro, que foi lembrado em sete categorias.

Por falar em Barbie, um dos longas-metragens mais “hypados” de 2023, a não indicação a Melhor Atriz para Margot Robbie, responsável por dar vida à boneca icônica nos cinemas, foi motivo de grande repercussão quando veio o anúncio oficial dos indicados, em janeiro deste ano. “É um dos filmes mais importantes dos últimos tempos, algo que deve ser lembrado por muitos anos e que quebrou vários paradigmas. A atuação da Margot foi fundamental para o filme funcionar. A indicação teria sido bem simbólica justamente por ela ter conseguido comprar a ideia da diretora Greta Gerwig e passar exatamente o que se precisava para esse filme”, comenta. Inclusive, uma ausência até mais significativa do que a Robbie, na visão dele, foi a de Gerwig na categoria de Melhor Direção, na qual está apenas uma mulher, Justine Triet, por Anatomia de Uma Queda.

Palpites

Principal título da noite, o de Melhor Filme, deve ficar para Oppenheimer, longa que acompanha a trajetória de um dos responsáveis pela criação da bomba atômica. “Levando em consideração as premiações que antecedem o Oscar, é muito provável que Oppenheimer ganhe, ainda que outros filmes possam surpreender. Pobres Criaturas, que surpreendeu muita gente, e com razão, é um forte concorrente, além de O Assassino da Lua das Flores”, aposta o Crítico da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

Quanto à categoria de Melhor Diretor, Franklin lamenta que a estatueta não deva ir para as mãos de Justine Triet, apesar de “muitíssimo merecida”. “Como é muito comum de Melhor Filme levar pela direção, apostaria no Christopher Nolan. Mas pode ser que o Oscar queira sair um pouco disso e dê uma guinada para o lado do Yorgos Lanthimos [de Pobres Criaturas] ou Scorsese [por Assassino da Lua das Flores]”, conclui. Completando as suposições, Elvio Franklin aposta em Cillian Murphy, também de Oppenheimer para Melhor Ator, enquanto para Melhor Atriz o cenário parece mais acirrado. “Costumo dizer que é a categoria que tem sido mais concorrida nas últimas premiações do Oscar. Eu apostaria na Emma Stone, por Pobres Criaturas. Ela teve um papel fundamental para criar essa personagem junto com o Yorgos Lanthimos. A Sandra Hüller, de Anatomia de uma Queda, é outra que corre bem e que seria fácil de ganhar”, completa.

Serviço

Oscar 2024

Neste domingo (10), a partir de 20h (Horário de Brasília). Tapete vermelho a partir das 19h
Transmissão: Canal TNT e streaming Max
Cobertura: nas plataformas do Grupo Otimista

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES