Milton Nascimento é homenageado em show do grupo carioca MPB4 amanhã (1º), no Teatro RioMar Fortaleza. Apresentação terá participação especial do cantor e compositor Eudes Fraga
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Dizem que as homenagens mais bonitas são aquelas feitas em vida. O quarteto MPB4 parece acreditar bem nisso, tanto que tem feito shows pelo Brasil afora revisitando a obra do grande Milton Nascimento, aposentado dos palcos desde 2022. O grupo carioca aproveitou o aniversário de 30 anos do disco Encontro Marcado – MPB4 canta Milton (1993), para lançar o show MPB4 canta Milton, que será apresentado amanhã (1º), no palco do Teatro RioMar Fortaleza, com participação especial do artista cearense Eudes Fraga. Os derradeiros ingressos estão à venda no site uhuu.com.
Miltinho, xará do homenageado e fundador do MPB4 define Nascimento como uma entidade. “Ele é importante não só como compositor, mas, mais do que nunca, como um cantor reconhecido no mundo inteiro. E o MPB4 acompanhou essa trajetória tanto com esse disco que está completando 30 anos e também ao longo da nossa carreira. O Milton sempre esteve no nosso repertório”, destaca o cantor.
No repertório, faixas como Coração de Estudante, Maria Maria, Milagre dos Peixes, Travessia e Canção da América darão a cadência da performance. Completam a lista outros sucessos que marcaram a carreira do MPB4, incluindo Roda Viva, de Chico Buarque, e Cicatrizes, de Miltinho e Paulo César Pinheiro.
Uma particularidade do show de amanhã será a participação especial do cantor e compositor Eudes Fraga, que dividirá o palco com Miltinho, Paulo Malaguti, Aquiles e Dalmo Medeiros em uma faixa, além de cantar outras duas da própria discografia. “É uma honra cantar e contar com essa música desses queridos amigos, que são para mim, e que fazem parte da galeria dos ídolos que tenho na vida, de referência”, evidencia o artista. “Estamos juntos, muita saúde, muita paz para todos e vamos que vamos”, convida Fraga.
Celebrar a música
É impossível falar de música popular brasileira e não lembrar da trajetória do MPB4, que resistiu ao tempo e tem o prazer de completar 60 anos com muito fôlego. Para comemorar tal marco, o grupo está preparando um álbum comemorativo que promete reunir grandes ícones nacionais, incluindo o próprio Milton Nascimento. “Será um disco com 12 músicas que nunca havíamos gravado e chamamos os compositores com quem temos uma relação bem próxima para participar. Então, teremos Chico Buarque, Ivan Lins, João Bosco e o Milton”, antecipa Miltinho ao Tapis Rouge, que falou com a reportagem logo após sair do estúdio após mais uma sessão de mixagem. Produzido pela gravadora Biscoito Fino, o disco deve ser lançado em maio próximo. “Dando tudo certo, tenho certeza de que ficará um disco muito bonito e que fará jus à história do MPB4”, projeta o vocalista.
Apesar de mudanças mais recentes na formação, o grupo se manteve com a formação original por 40 anos. “Pegamos alguns atalhos para seguir fazendo o que gostamos”, pontua. Mesmo após seis décadas, garante Miltinho, a vontade de cantar é a mesma de quando iniciou, lá em 1962. “A música me deu tudo que tenho e estou no palco sempre que posso. É uma relação de amor à arte. Enquanto pudermos, estaremos fazendo música”, completa.
Serviço
MPB4 canta Milton
Amanhã (1º), a partir das 21h
No Teatro RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – 3001 – Papicu)
Vendas: uhuu.com