Nova música dos Beatles com voz de John Lennon é lançada com uso de IA

Após 42 anos, os Beatles lançaram nesta quinta-feira (2) uma nova música, “Now and Then”. A faixa havia sido gravada por John Lennon em seu apartamento em Nova York no final da década de 1970, mas nunca foi lançada devido a um zumbido na gravação caseira que impedia a separação dos vocais.

Com o uso de ferramentas de inteligência artificial, foi possível limpar a voz de Lennon e lançar a faixa finalmente. “Now and Then” é um rock melódico com instrumental simples acompanhado dos claros vocais de Lennon. A letra, simples, fala sobre uma pessoa amada que se foi e que deixou saudades. O resultado é nostálgico e soa como uma faixa antiga, lançada durante o auge do grupo britânico.

O curta documental “The Beatles: Get Back”, dirigido por Peter Jackson, revela como a música foi feita. No vídeo, Paul McCartney e Ringo Starr contam que Yoko Ono, viúva de Lennon, tinha fitas com a voz do marido gravada. Em 1994, eles se reuniram para complementar as gravações e lançá-las no projeto “Anthology”, com as inéditas “Free as Bird” e “Real Love”. Mas “Now and Then” ficou de fora. Agora, acrescida de baixo tocado por McCartney, e de bateria, por Ringo, a faixa viu a luz do dia. A canção tem ainda o som de guitarra tocada por George Harrison em 1990, quando o trio ensaiou lançar a música.

A decisão de usar inteligência artificial sobre a voz de Lennon gerou polêmica, e McCartney se pronunciou nas redes sociais. “Vimos um pouco de confusão e especulações. Para ser claro, nada foi criado artificialmente ou sinteticamente”, disse. “É tudo real e todos nós tocamos na faixa. Limpamos algumas gravações pré-existentes, um processo que durou anos. Esperamos que você ame tanto quanto nós”.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES