Este fim de semana marca a despedida da CASACOR 2023, com liquidação das peças presentes no ambiente. Neuma Figueirêdo, diretora da mostra, faz balanço e projeções para o ano de 2024
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Quantas histórias cabem em uma casa? Como ela pode ser o retrato dos que nela vivem? Estes e outros tantos questionamentos estiveram presentes nos projetos elaborados especialmente para os 37 espaços da CASACOR Ceará 2023, que encerra edição comemorativa de 25 anos neste domingo (29), após uma temporada de muita celebração e ode à trajetória da mostra de arquitetura, design e paisagismo que é a maior da América Latina.
O endereço icônico, na rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no Meireles, terá entre sábado (28) e domingo (29) uma liquidação com o mobiliário, os objetos e adornos que agregam requinte e sofisticação aos ambientes, tendo estes sido projetados por 54 arquitetos, designers de interiores e paisagistas. O fim de semana será também a derradeira oportunidade de conferir de perto a mostra antes da casa fechar as portas.
O encerramento de mais este capítulo na história do evento vem para Neuma Figueirêdo, diretora da mostra, acompanhado de um misto de emoções. “Por um lado, sinto uma imensa gratidão por tudo o que alcançamos ao longo dessas duas décadas e meia. Por outro lado, há uma sensação de nostalgia à medida que nos despedimos de ambientes incríveis e da atmosfera criativa que envolve a CASACOR”, evidencia.
Uma das principais pretensões do evento neste ano, segundo ela, foi seguir à risca o tema principal, “Corpo & Morada”, com o desafio de criar espaços capazes de envolver sentidos e emoções. “Pude ouvir relatos do público e a impressão geral é extremamente positiva. Conseguimos explorar a conexão entre o ser humano e o espaço que habita”, celebra.
Números parciais indicam um aumento de aproximadamente 30% em relação à edição anterior, com um público estimado em quase 50 mil pessoas. O apanhado oficial deve sair apenas na próxima semana.
Reconhecimento
Desde a estreia, um dos espaços mais comentados foi o Lounge O Otimista, idealizado pelo Grupo Otimista de Comunicação. Unindo fortes traços da cultura local, arquitetura e natureza, o ambiente foi, inclusive, premiado com o 1º lugar na categoria Artista Cearense, durante a 25ª edição do Prêmio CasaCor Ceará, que ocorreu na última semana. O ambiente em questão foi criado a várias mãos, trazendo o talento e o olhar de Chris Machado, Sérgio Pires e Larissa Porto e Andréa Dall’Olio, que vibra por ter podido apresentar a riqueza da tapeçaria cearense a um amplo público, além de várias outras técnicas e linguagens, por meio de exposições volantes que também trouxeram dinamismo ao ambiente. “Como curadora, meu papel foi expor as artes cearenses e os artistas desse território vibrante a todos os visitantes da CASACOR. O Lounge O Otimista foi um testemunho desse encontro, abraçando as artes e a cultura cearense. Sinto-me honrada de ter assinado a curadoria desse espaço”, comemora Andréa.
Olhar à frente
Também na última semana, foi lançado o projeto “Senac Jovens Criadores Design”, em parceria com o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Senac. A iniciativa permitirá a dez jovens cearenses a oportunidade de trabalhar diretamente nos escritórios de profissionais que contribuirão para a CasaCor Ceará 2024. “O projeto desempenha um papel crucial na transformação da vida desses jovens, especialmente daqueles de baixa renda. Ele não apenas abre portas para esses jovens, mas também os capacita a explorar seu potencial e conquistar um futuro melhor”, frisa Neuma Figueirêdo.
E antes mesmo do fim esta edição, a diretora já projeta como será o ano de 2024 para o evento. “Continuaremos buscando a inovação, a celebração da cultura local. Sempre há espaço para surpreender e estou ansiosa para ver as novas tendências e abordagens que os profissionais trarão”. A CASACOR Ceará, promete ela, seguirá inspirando. Aguardemos por mais!
Serviço:
CASACOR Ceará
Até domingo (29)
Na rua Tibúrcio Cavalcante, 607 – Meireles, Fortaleza (CE)
Horário de funcionamento: sábado, das 16h às 22h. Domingo, das 15h às 21h
Ingressos: R$ 90 (inteira) e R$ 45 (meia)
Bilheteria virtual: https://appcasacor.com.br/events/ceara-2023/tickets
Instagram: @casacorceara






















