“B.O.”, comédia policial estrelada por Leandro Hassum, chega ao catálogo da Netflix nesta quarta

“B.O.”, nova série de Leandro Hassum, estreia nesta quarta-feira (6) na Netflix. Trazendo trejeitos das comédias de escritório, como “The Office” e “B99”, o objetivo da produção é brincar com os estereótipos sérios dos agentes da lei — tudo isso em uma pegada bem brasileira

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Nada de assalto: é só a nova série da Netflix que estreia nesta quarta-feira (6). A comédia “B.O.”, com Leandro Hassum como protagonista, contém referências de “Brooklyn Nine-Nine” (2013), produção estadunidense que satiriza a excentricidade dos agentes da lei. Porém, com uma originalidade tipicamente tupiniquim, seus oito episódios são o puro suco do Brasil, trazendo a rotina agitada e peculiar de uma delegacia de polícia no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A trama tem como protagonista Suzano (Hassum), um delegado desajeitado que, após capturar por acidente um bandido foragido ligado à máfia dos caça-níqueis, chega à 8ª Delegacia de Polícia após sair do interior fluminense. Ele terá que aprender rapidamente a lidar com a vida na cidade grande, enfrentando crimes mais complexos e arriscados. Além disso, sua equipe é composta por indivíduos pouco convencionais, que vão desde os preguiçosos até os completamente excêntricos. Na verdade, nenhum de seus colegas, sempre prontos para a ação, acredita que ele vai durar muito tempo ali, mas seus métodos nada convencionais aliados ao seu bom coração podem ser justamente a arma secreta que esse grupo precisa para neutralizar o crime.

Leve, engraçada e com um elenco dedicado a fazer rir, este workplace comedy — gênero focado no humor no local de trabalho, particularmente no escritório, como em “The Office” (2005) e o próprio B99 — marca a estreia de Leandro Hassum como protagonista em uma série policial. Em entrevista ao site Metrópoles, o ator disse que tem algo de sua infância ingênua na construção da personalidade do personagem. Suzano, que ganha o apelido de “bundão” por outros policiais na série, tem a personalidade parecida com a do ator, segundo ele. “Eu sou essa pessoa meio lúdica, meio romântica, meio ‘cafoninha’. Esse é o lugar que o Suzano tem, de querer ouvir as pessoas, a opinião do outro. Eu tenho minha opinião, mas eu não sou um cara fechado para ouvir ninguém. Acho que ele é um personagem agregador, e eu sou uma pessoa agregadora também”, diz o comediante.
Taumaturgo Ferreira (O Cravo e a Rosa), Jefferson Schroeder (Minha Mãe é uma Peça), Aline Borges (Pantanal) e Babu Carreira (A Culpa é do Cabral) também estão no elenco principal. A produção é da Camisa Listrada e a direção-geral é de Pedro Amorim, com Leandro Hassum e Carol Minêm assinando como diretores. A ideia original é de Hassum, Fabíola Alves, Gui Cintra e Nigel Goodman.

B.O. vs. B99

As semelhanças entre “B.O.” e “Brooklyn Nine-Nine” são evidentes não só por serem comédias de ambiente de trabalho como também por fazer galhofa com as funções de um agente da lei. Mas longe de ser ofensivo, o objetivo parece ser o de trazer graça a um local simbolicamente tão tenso e hostil. Por isso há personagens focados — até demais — em suas atividades, enquanto outros são preguiçosos e relapsos.

As personalidades de alguns personagens parecem coincidir entre as séries. É o caso da inspetora de polícia Mantovani, interpretada por Luciana Paes (Me Chama de Bruna). Ela assume o papel da policial mal-humorada e obstinada, semelhante à agente Rosa (Stephanie Beatriz) na série americana. Da mesma forma, Digão Ribeiro (Eduardo e Mônica) parece encarnar o policial de grande porte, à maneira de Terry Crews.

No entanto, a série brasileira não deixa de imprimir um toque peculiar de humor tupiniquim, principalmente no estilo de comédia característico de Hassum. É fácil prever que o seriado tem o potencial de replicar o sucesso de outras produções do ator na Netflix, como os filmes Vizinhos e Tudo Bem no Natal que Vem. E quem sabe até acompanhar o sucesso de B99 em sua história em empolgantes oito temporadas.

Assista ao trailer:

Serviço

B.O.
Série em oito episódios
Lançamento nesta quarta-feira (6) na Netflix
Classificação etária: 14 anos

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES