O Instituto Jacques Klein busca apoiadores da sociedade civil para continuar ensinando música a crianças e adolescentes. Ao Tapis Rouge, diretora-executiva fala do impacto do programa em áreas com baixo IDH
Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br
Se a música pode ser um hobby para alguns, para outros pode ser a diferença entre uma vida sem oportunidades e outra repleta de realizações. É nisto que acredita o Instituto de Música Jacques Klein, que utiliza o ensino musical gratuito e de excelência como ferramenta para promover a inserção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em uma realidade mais otimista.
Por meio do poder educador da arte, o instituto contribui com o desenvolvimento social e oferece aos alunos a oportunidade de profissionalização musical. Mas para as mais de 400 crianças atendidas pelo projeto, que muitas vezes vêm de situação de violência e fome, apenas o incentivo da iniciativa pública e dos fundadores acaba por não ser suficiente. O instituto, com sede em bairros com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), como Passaré e José de Alencar, pede o apoio da sociedade civil para continuar impactando positivamente o futuro de crianças a partir dos quatro anos de idade.
Para garantir a continuidade e expansão do trabalho de assistência, a instituição criou o Programa “Seja Um Instrumento”, numa clara alusão à extensão que um colaborador exerce na vida das crianças: mais que ajudar, ser como um instrumento musical, que leva o pequeno aprendiz a se tornar um músico. O objetivo é auxiliar na manutenção das atividades da entidade por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas interessadas em transformar vidas.
Para Fabrícia Abrantes, diretora-executiva do Instituto de Música Jacques Klein, o programa estende à sociedade, pessoas físicas e jurídicas, a possibilidade de colaborar com a melhoria social. “A gente profissionaliza o aluno. Ele entra dentro do Instituto com quatro anos, se torna um cidadão, ganha uma profissão e dali consegue transformar a vida dele e ao redor dele, dentro da sua comunidade”, afirma ao Tapis Rouge.
A instituição atua com aulas, oficinas e programas de mentoria, oferecendo atividades desde a iniciação musical até a especialização no instrumento de sua escolha. Alguns dos alunos, inclusive, acabam por desenvolver mais que habilidades musicais, como é o caso de alunos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por exemplo. “A metodologia Suzuki diz que todos nós somos capazes de aprender, cada um dentro do seu tempo. A criança entra com quatro anos, com sete escolhe um instrumento que vai aprender e dali se desenvolve”, afirma.
Este foi o caso de Gustavo Vieira, hoje com 24 anos. O jovem toca viola clássica e conheceu a instituição através da irmã. “Faço parte dessa família há seis anos, onde me esforço diariamente para continuar com meu desenvolvimento e assim me tornar um grande músico e, o mais importante, um grande ser humano. Atualmente, faço parte de um dos grupos de alto nível e modelo dentro do Instituto – Orquestra Jacques Klein. Pretendo continuar minha história nesta instituição maravilhosa e me tornar um grande instrumentista, arranjador, regente, produtor e professor. Enfim, ser um ótimo profissional no ramo musical para que possa ajudar outras milhares de crianças e jovens a se desenvolverem”, diz o jovem.
Através do site do Instituto, qualquer pessoa ou empresa pode realizar sua adesão ao Programa e escolher fazer o pagamento recorrente pelo PagSeguro e Paypal ou entrar em contato com a equipe do IMJK, que está preparada para atender os interessados. “Nós também somos responsáveis por isso”, ressalta Fabrícia, mandando também um recado: “Mostre que sua contribuição pode fazer a diferença na vida de uma criança, adolescente ou jovem em situação de vulnerabilidade social”.
Em janeiro de 2024, o instituto ainda espera estender suas atividades para uma terceira sede, também no bairro Passaré. Espera-se que mais 200 crianças e adolescentes sejam contemplados pela instituição.
Serviço
Instituto de Música Jacques Klein (Programa “Seja Um Instrumento”)
Link para mais informações: imjk.org.br/formas-de-ajudar
Acompanhe as ações nas redes sociais: Facebook “sou.imjk”, Instagram @sou.imjk e YouTube @souimjk