Orquestra Eleazar de Carvalho apresenta concerto especial em homenagem a Fagner no TJA

A Orquestra Eleazar de Carvalho se apresenta nesta sexta-feira (25), no Theatro José de Alencar, com ‘Fagner: Concerto Especial’. O objetivo é homenagear um dos maiores músicos do Ceará com adaptações exclusivas

Danielber Noronha

danielber@ootimista.com.br

Que Fagner é um dos maiores músicos do Ceará, isso não é surpresa. Agora imagine uma das orquestras mais conceituadas do estado prestando-lhe uma justa homenagem por seus 47 anos de carreira. Nesta sexta-feira (25), a Orquestra Eleazar de Carvalho (Orcec) apresenta o espetáculo “Fagner: Concerto Especial”, a partir das 19h, para relembrar os maiores sucessos do cantor.

A série de “Concertos Especiais – Terra da Luz e Seus Compositores”, que já homenageou anteriormente os cantores Belchior, Ednardo, Dorgival Dantas e vários outros artistas, inclui ações de fortalecimento e valorização da música orquestral cearense. Segundo o coordenador Cláudio Marques, a Orcec busca prestar homenagem aos artistas em vida. Tanto que Belchior, ainda vivo, soube do show quando ainda estava em seu período de isolamento.

E, mais recentemente, Ednardo não só esteve presente como subiu ao palco. Agora é a vez de Fagner. Entretanto, por choque de agenda, esta edição não terá o artista presente — o que não impede que o show seja emocionante. “O objetivo é o artista sentar e assistir ao seu espetáculo. É uma brincadeira que a gente faz e o público canta”, afirma o coordenador da orquestra.

“Fagner é um ícone da música brasileira, um artista que representa a diversidade cultural do nosso país e que tem uma legião de fãs espalhados por todo o mundo. Sua obra é rica e diversa, abrangendo diversos gêneros musicais, como o forró, o baião, o frevo e a MPB”, ressalta.

Serão apresentadas cerca de 14 músicas do artista. Inclusive, algumas partituras originais, perdidas com a ação do tempo, foram recuperadas pelo arranjador Inácio Saldanha, em orquestralização inédita.

Atualmente, a Orcec é uma associação sem fins lucrativos, mantida por recursos públicos e privados. Seu repertório abrange obras dos períodos barroco, clássico e romântico, bem como peças de compositores modernos e contemporâneos. Em sua programação artística, já contou com a presença de mais de cem convidados entre músicos nacionais e internacionais.

A Associação dos Músicos da Orquestra Eleazar de Carvalho (Amoec) é quem mantém os trabalhos. A direção artística é do maestro titular e diretor artístico Paulo Leniuson, a direção executiva é de Fernanda Gomes e a coordenação é de Cláudio Marques. O apoio institucional é da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), do Theatro José de Alencar e do Instituto Dragão do Mar (IDM). A produção é da W10.

Uma noite de homenagens

A apresentação no TJA ainda prestará tributo a Marcello Holanda, fotógrafo oficial dos eventos da Orquestra Eleazar de Carvalho, que faleceu nesta terça-feira (22), aos 49 anos. O artista e diretor de fotografia foi diagnosticado com câncer em 2021 e fez uma cirurgia de retirada de um tumor na perna direita em julho de 2022.

Serviço

“Fagner: Concerto Especial”, da série “Concertos Especiais – Terra da Luz e Seus Compositores”
Sexta-feira, 25 de agosto, às 19h
Theatro José de Alencar. R. Liberato Barroso, 525 – Centro.
Ingressos: Bilheteria do TJA e no Sympla, com taxas. Serão distribuídos ingressos solidários. Informações pelo telefone (85) 99238-8122 (bilheteria).
Classificação: livre.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES