Neste domingo (20), uma oportunidade única aguarda os entusiastas marítimos e o público em geral: o Navio Veleiro Cisne Branco, pertencente à Marinha do Brasil, estará disponível para visitação gratuita no Porto de Fortaleza, especificamente no Cais do Porto. A entrada no navio será possível a partir das 10h, através da Praça Amigos da Marinha, com encerramento às 15h.
O Cisne Branco representa um navio de época, cujo conceito foi inspirado pelos desenhos de veleiros velozes desenvolvidos no final do século XIX, conhecidos como “Clippers”, uma classe de grandiosos veleiros que antecedeu os navios de propulsão a vapor.
O Navio Veleiro Cisne Branco – U 20, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, Holanda. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000. Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado a Armada em 9 de março de 2000.
O Navio Veleiro Cisne Branco é o terceiro da MB a ser nomeado dessa forma. Sua missão fundamental é “ser uma manifestação concreta e tangível da cultura marítima e das tradições navais brasileiras, bem como contribuir para chamar a atenção de todos os setores da nossa Sociedade para a compreensão do valor da Marinha nos destinos do Brasil enquanto nação livre, soberana, instruída e justa”.