Guardiões da Galáxia Volume 3 estreia hoje (4) nos cinemas brasileiros e encerra uma das franquias de maior sucesso do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Saiba o que esperar do fim do esquadrão de heróis desajustados
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Saber encerrar um projeto na hora certa pode ser um desafio quando este se torna um sucesso de crítica e de público. Mas é exatamente isto que vai acontecer com os Guardiões da Galáxia, franquia do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) que pegou heróis bem pouco conhecidos do público e os transformou em verdadeiros fenômenos de popularidade. O terceiro e último volume da saga, escrita e dirigida pelo irreverente James Gunn, chega aos cinemas brasileiros hoje (4), sob forte expectativa dos fãs e com a missão de levantar a popularidade dos Estúdios Marvel após a derrapante recepção de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania – abre-alas da fase 5 do UCM nas telonas.
O filme chega com o elenco já conhecido – e amado – pelo público, tendo como líder o convencido Peter Quill, também chamado de Senhor das Estrelas, vivido pelo astro Chris Pratt. Para encerrar a trilogia, como de costume, serão vários os desafios da equipe intergaláctica cujo caráter e humor são deveras questionáveis.
Estabelecidos no planeta Luganenhum, os Guardiões tentam levar uma vida dentro da normalidade, enquanto lidam com a perda de Gamora (Zoë Saldaña), ao passo que precisam aprender a conviver com a versão da guerreira de outra linha do tempo, que não coleciona as mesmas memórias que fizeram a antiga versão da lutadora se apaixonar por Peter Quill ou enxergar naqueles desajeitados uma família.
Contudo, não demora para que suas vidas ganhem uma reviravolta, por conta do passado turbulento do guaxinim falante Rocket – que ganha vida na voz de Bradley Cooper -, pois ele acaba sendo sequestrado por seu antigo criador, o cientista louco Alto Evolucionário. É aí que o Senhor das Estrelas se vê na necessidade de reunir a equipe para salvar a vida do animal, em uma incursão pelo espaço que pode acabar deixando consequências irreparáveis. No momento entram em cena Nebulosa (Karen Guillan), Drax (Dave Bautista), Grot (Vin Diesel), Mantis (Pom Klementieff) e Kraglin (Sean Gunn).
Vilões de peso
Uma das cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia Volume 2 apresenta uma espécie de sarcófago que abriga ninguém menos que Adam Warlock, despertando no novo filme para acabar com a paz da equipe principal. Vivido por Will Poulter, o guerreiro dourado trabalhará para vingar a raça dos Soberanos – pedra no sapato dos Guardiões desde o último filme. A criadora dele, Ayesha (Elizabeth Debicki) também retorna com seu desejo de vingança.
Os holofotes, porém, devem ser mais voltados ao Alto Evolucionário, vivido pelo ator nigeriano Chukwudi Iwuji. De acordo com James Gunn, ele tem todos os requisitos para ser o vilão mais cruel do UCM até agora, ganhando até do titã louco Thanos. Ainda segundo o cineasta, seu retorno vai bagunçar a cabeça de Rocket e deve deixar severas marcas entre os Guardiões da Galáxia.
Ele foi introduzido nas histórias em quadrinhos no ano de 1966, em um dos arcos do Deus do Trovão, Thor, como um cientista com grande fixação sobre a teoria do desenvolvimento genético e com a missão de acelerar artificialmente a evolução das espécies, sem se importar com os custos disso.
Despedida
James Gunn já afirmou que não vai ser fácil se despedir da franquia, haja visto o período de uma década que está trabalhando no desenvolvimento desses personagens. “Chorei o tempo todo escrevendo [o filme], chorei no set sempre que filmamos uma cena triste (…), chorei falando com o Chris [Pratt] que essa seria a última vez que faríamos um desses filmes”, disse o diretor.
Apesar do filme marcar o encerramento da equipe como conhecemos, o protagonista Chris Pratt não esconde o desejo de retornar em um futuro próximo como Peter Quill, embora não descarte a possibilidade de seu personagem acabar morto no Volume 3. “Não quero entrar em território de spoiler, então quando digo que não é o fim para o meu personagem, isso não significa que ele está seguro em Guardiões Vol. 3. No universo Marvel, sempre há uma forma de se voltar dos mortos”, disse o astro em entrevista à Rolling Stone.
Assista ao trailer:
Serviço
Guardiões da Galáxia Volume 3
Estreia hoje (4) nos cinemas brasileiros