Por Lívia Saboya
liviasaboya@ootimista.com.br
Que a tecnologia tem evoluído a passos largos, com novidades antes impensáveis se tornando realidade todos os dias, já é um fato indiscutível. Mas você sabia que esta mesma tecnologia também está sendo usada na moda e produzindo resultados incríveis? Hoje trago aqui algumas novidades futuristas e fashionistas que já estão entre nós e acessíveis ao público. Vem ver!
Tecidos inteligentes – Uma das maiores inovações da moda. Hoje já é possível encontrar roupas com tecidos que ajustam à temperatura, mudam de cor, repelem odores e até mesmo emitem luz. A tecnologia por trás desses tecidos é chamada de “tecnologia vestível”, que incorpora eletrônicos em tecidos, permitindo que as roupas interajam com o ambiente ou com o corpo.
Realidade aumentada – Tem sido usada em roupas e acessórios para melhorar a experiência de compra do usuário. Algumas marcas de moda utilizam a tecnologia para permitir que os clientes experimentem suas roupas virtualmente antes de comprar. Isso também tem ajudado a evitar o desperdício e reduzir o número de devoluções.
Impressão 3D – Tem revolucionado a indústria da moda, permitindo que
as peças sejam produzidas mais rapidamente, com menos desperdício e em tamanhos personalizados. As possibilidades são infinitas, desde acessórios até roupas inteiras, únicas
em materiais como plástico, metal e tecidos.
Inteligência Artificial – Está sendo usada em moda não só para analisar tendências, prever demandas e personalizar recomendações de produtos, mas até mesmo para produzir campanhas inteiras, desfiles virtuais e muito mais!
Acessórios Hi-Tech – Os acessórios tecnológicos de moda estão se tornando cada vez mais populares. Pulseiras inteligentes, óculos com realidade aumentada e relógios conectados a dispositivos móveis são algumas das inovações mais recentes. Esses acessórios combinam estilo e funcionalidade, permitindo que as pessoas acompanhem suas atividades diárias e interajam com o mundo digital de uma forma mais elegante e conveniente.
Pode parecer mesmo coisa de filme futurista, mas a união da tecnologia com a moda já está entre nós de forma cada vez mais acelerada e deve seguir revolucionando o mercado e tendências da moda como a conhecemos. Um brinde ao futuro!