O professor e neuroeducador Matteus Chaves lança, nesta terça, a obra Reconectando Pais e Filhos na Livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza. Ao Tapis Rouge, ele fala sobre a importância de uma educação como um processo comunicativo de mudança e crescimento contínuo
Sâmya Mesquita
samyamesquita@ootimista.com.br
Se Educar é uma arte, exige tanta preparação quanto aquela que permeia qualquer produção artística. Por isso, o professor e neuroeducador Matteus Chaves lança, nesta terça-feira (7), a obra “Reconectando Pais e Filhos”, na expectativa de ajudar os pais a se comunicarem com seus filhos. O evento ocorre na Livraria Leitura, no Shopping RioMar Fortaleza, a partir das 19h.
Matteus Chaves, professor há mais de 10 anos e com especialização em Neuroeducação, descreve de forma didática e reflexiva a prática para fazer com que pai, mãe e responsável sejam atentos e conscientes de suas atitudes. Estas não devem ser agressivas, mas compreensivas até mesmo com as possíveis e indesejáveis notas baixas na escola. Ao Tapis Rouge, ele nos fala que teve a oportunidade de orientar mais de mil famílias a terem filhos mais focados nos estudos e, consequentemente, nas suas responsabilidades.
“Percebi, durante essa jornada de estudos, reflexão e amadurecimento, o quanto a minha educação foi equivocada e desgastante, assim como a de vários alunos para os quais pude lecionar. Senti que precisava passar aos pais como os filhos se sentem em determinadas situações, que podem ser evitadas se quiserem que eles sejam inteligentes emocionalmente. Quando aprendemos a dominar a arte de comunicação com os filhos, os ganhos são bilaterais”, afirma o professor, que tem formação em Engajamento Familiar na Educação pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
Mattheus se dirige aos pais fazendo-os refletir sobre as diversas formas de relacionamento com os filhos, em um processo que os levem a conhecer a si próprios como passíveis de mudança e crescimento contínuo. “Os pais estão com muita dificuldade de sentir esse termômetro dos filhos. Os insights que coloco no livro são para que os pais sejam presentes do jeito correto. É indispensável que pai, mãe ou responsável estejam atentos e conscientes de suas atitudes, que não devem ser agressivas, mas compreensivas e guiadas com assertividade. Uma boa escola tem o papel de estimular integridade, lealdade, amor, justiça e amizade. Porém, ela não consegue humanizar a educação de forma individual, como a família [pode]”, incide o educador.
Ele ainda fala que a situação atual, pós-pandêmica, potencializou diversos efeitos na educação. “Adultos e crianças são estimulados cada vez mais a um consumo excessivo de telas e isso está gerando um distanciamento maior entre eles, principalmente na adolescência. Muitos jovens comentam em meus vídeos que os pais só criticam, dificultando uma conversa amigável. Uma dica aos pais é que selecionem somente um momento do dia pra falar sobre os estudos e também um tempo pra conversar sobre temas diversos, amigáveis e descontraídos com seus filhos”, reflete o professor.
O neuroeducador ainda dá uma dica de ouro: “Os pais só devem prometer o que vão cumprir e serem claros e previsíveis. Isso passa segurança e confiança para os filhos. Os pais precisam ter conversas sérias sim, mas não o tempo todo. Conversem com seu filho sem julgamentos, perguntem o que eles gostam de fazer, como estão na escola, qual professor mais gostam e porquê, qual amigo é mais legal, qual amigo não é tão legal. Essas conversas amigáveis são portas abertas para uma comunicação mais eficaz com seus filhos, pois eles gostam de falar quando sentem que são acolhidos”.
Serviço
Lançamento do livro “Reconectando Pais e Filhos”, de Matteus Chaves
Local: Livraria Leitura do Shopping Rio Mar Fortaleza
Data: Terça-feira, 7 de fevereiro, às 19h. Entrada gratuita