Saiba o que é DTM, disfunção que levou Virgínia Fonseca a ter fortes dores de cabeça

Virginia Fonseca comentou nas redes sociais que foi diagnosticada com disfunção temporomandibular (DTM). Segundo a influenciadora, a causadora de suas crises constantes de dor de cabeça pode ter sido gerada por uma cárie.

“Tentando resolver a dor de cabeça. Torçam por mim”, disse a esposa do cantor Zé Felipe, em seu perfil no Instagram.

O dentista Raulino Borges, que atende à influenciadora, explicou à CNN que lesões na arcada dentária – causada por cáries, por exemplo – podem alterar o padrão de fechamento da boca, provocando assim o quadro de DTM. No caso dela, o dentista encontrou uma “resina mal feita” no dente, o que alterou o fechamento da boca de Virgínia. A principal causa de aparecimento de cáries é uma alimentação baseada em açúcares e carboidratos unidos a falta de higiene.

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns da disfunção são: dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas; dores de ouvido; zumbidos no ouvido; dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros; dores durante a mastigação; tonturas; vertigens; barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; desgaste dental excessivo; e sensação de travar a mandíbula.

O tratamento é feito com fisioterapia, massagem para relaxar os músculos da face e da cabeça e uso de uma placa dentária de acrílico feita à medida pelo dentista, para uso noturno. O uso de medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares pode também ser recomendado. Se os tratamentos anteriores não surtirem efeito, a cirurgia poderá ser recomendada.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES