A maior premiação do cinema mostrou ao mundo os indicados da edição 2023, que ocorre em março, e Tapis Rouge traz um roteiro de onde você pode encontrar as obras concorrentes à categoria de Melhor Filme para maratonar até o dia da premiação e fazer suas apostas. Confira!
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
(para aluguel na Apple TV)
Líder em indicações neste ano, marcando presença em 11 categorias, o filme de Daniel Kwan e Daniel Scheinert mistura ação e humor para contar a trajetória de Evelyn Wang (Michelle Yeoh) uma mulher que se envolve em uma aventura multidimensional que coloca o destino de todos os universos em suas mãos. O ocorrido, porém, a faz questionar quem ela é para si mesma e para a família. Classificação indicativa: 14 anos.
Nada de Novo no Front
(Netflix)
O segundo mais querido da Academia, com nove indicações, é baseado no best-seller homônimo de Erich Maria Remarque. A trama acompanha a história de um jovem soldado alemão durante a Primeira Guerra Mundial. Nas trincheiras, ele e os compatriotas sentem na pele como a euforia inicial da guerra dá lugar ao desespero e ao medo. O filme é do diretor Edward. Classificação indicativa: 14 anos.
Elvis
(HBO Max)
Aclamada cinebiografia, dirigida pelo cineasta Baz Luhrmann, revive décadas da vida do “Rei do Rock”, Elvis Presley, a partir do relacionamento do cantor com o controlador empresário “Colonel” Tom Parker, vivido por Tom Hanks. O filme é estrelado pelo ator Austin Butler, conhecido por Era uma Vez em… Hollywood. A produção arrastou oito indicações, incluindo a de Melhor Ator para o protagonista. Classificação indicativa: 14 anos.
Os Fabelmans
(Disponível nos cinemas)
Dirigido por Steven Spielberg, o filme é inspirado na infância do próprio cineasta renomado e acompanha o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial. Guiado pela curiosidade, ele se apaixona por filmes depois que os pais o levam para ver O Maior Espetáculo da Terra. Armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família, decide explorar como o poder dos filmes pode ajudar a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos. Classificação indicativa: 14 anos.
Top Gun: Maverick
(Paramount+)
Maior bilheteria de 2022 (US$ 1,4 bilhão), a sequência de Top Gun – Ases Indomáveis chegou aos cinemas mais de três décadas depois do antecessor e conquistou o público e também a crítica especializada. Protagonizado por Tom Cruise, o longa teve seis indicações na premiação. No filme, Pete “Maverick” Mitchell está de volta, rompendo os limites como um piloto de testes corajoso. No mundo contemporâneo das guerras tecnológicas, precisa enfrentar drones e provar que o fator humano ainda é essencial, além de ser convocado a treinar uma nova turma de pilotos. Classificação indicativa: 12 anos.
Avatar: O Caminho da Água
(Disponível nos cinemas)
James Cameron mostrou a força de seu olhar único sobre como fazer cinema e transformou a sequência do fenômeno Avatar em um sucesso de proporções semelhantes. O longa chegou aos cinemas 13 anos após o anterior, em dezembro, e já arrecadou US$ 2 bilhões. Passaram-se pouco mais de dez anos após os momentos de tensão vividos em Pandora por conta da desenfreada exploração. Neste novo capítulo, a alma de Jake Sully (Sam Worthington) vive em seu novo corpo Na’vi, ao lado da família formada com Neytiri (Zoe Saldana). Contudo, chega a hora de formar um exército para proteger o futuro da nova ameaça humana. Classificação indicativa: 12 anos.
Tár
(Estreia nesta quinta-feira, 26)
Protagonizado pela atriz Cate Blanchett, o filme acompanha a renomada maestrina e compositora Lydia Tár, primeira diretora musical feminina da Orquestra Filarmônica de Berlim. No auge da carreira, ela acaba tendo segredos sujos revelados e vê seu legado ameaçado.
Mais
Outros três títulos indicados à categoria de Melhor Filme ainda irão estrear nos cinemas. São eles:
Os Banshees de Inisherin (2 de fevereiro)
Triângulo da Tristeza (16 de fevereiro)
Entre Mulheres (2 de março)