Mostra Filmes Clássicos do Cineteatro São Luiz exibe dez longas consagrados a partir desta quinta

A partir desta quinta-feira (15), a Mostra Filmes Clássicos do Cineteatro São Luiz exibe gratuitamente dez filmes consagrados pelo público e pela crítica, que passeiam pelos gêneros terror, fantasia, drama, guerra e aventura

Sâmya Mesquita

samya@ootimista.com.br

A Mostra Filmes Clássicos do Cineteatro São Luiz já virou tradição entre os entusiastas de cinema. De hoje (15) a 23 de dezembro, serão exibidos gratuitamente dez filmes consagrados, seja pelo público ou pela crítica, que passeiam pelos gêneros terror, fantasia, drama, guerra e aventura.

Segundo o curador de cinema Duarte Dias, o objetivo da mostra é trazer ao público filmes que constam no catálogo da Obras-Primas do Cinema, uma importante distribuidora brasileira e parceira do Cineteatro. “Nosso recorte curatorial inclui tanto filmes que ficaram na história do São Luiz quanto alguns outros inéditos, que nunca foram exibidos no telão do cinema”, afirma.

A exibição aponta o compromisso do equipamento público em garantir eventos culturais a todos os públicos. “A programação do Cineteatro São Luiz oferece também outras faixas de programação que dialogam com públicos específicos. […] Não deixando de contemplar, também, tanto filmes de nicho quanto aqueles que dialogam fortemente com o mercado consumidor, afora as produções brasileiras e cearenses, que sempre têm lugar de destaque em nossa programação”, diz o responsável pela programação.

WhatsApp Image 2022 12 13 At 16.26.43
“O Pianista” (Foto: Divulgação)

Programação de peso
Nesta quinta-feira (15), os filmes a serem exibidos giram em torno do nazismo na Alemanha à época do Holocausto. Às 16h terá sessão de “A Queda! As últimas horas de Hitler” (2004), de Oliver Hirschbiegel. Às 19h, é a vez de Roman Polanski com “O Pianista” (2003). Duarte ressalta a importância dessa programação, em específico. “Temos visto, nos últimos anos, um recrudescimento deste tema [nazismo] em todo o mundo. Inclusive no Brasil, com perigosos movimentos que buscam minar as liberdades e a democracia. Julgamos pertinente trazer para a apreciação do nosso público esse filme que, realizado a partir do livro de Traudl Junge, que foi secretária particular de Hitler, mostra toda a loucura, solidão e paranoia deste genocida em seus últimos dias, algo comum aos ditadores, principalmente quando percebem a proximidade do fim”, diz o curador. O filme ainda se coaduna com a exibição seguinte: “O Pianista”, de Roman Polanski.

Na sexta (16), é a vez de clássicos do terror norte-americano. Às 16h, será exibido “Um Lobisomem Americano em Londres” (1983), de John Landis. Já às 18h30, a sessão é de “O Príncipe das Sombras” (1987), do premiado diretor John Carpenter (Halloween). Já no sábado (17), a aventura “King Kong” (1976), de John Guillermin, será exibida às 13h30. Esta produção foi sucesso no Ceará, à época, e arrastou multidões ao São Luiz. Na terça-feira (20), a programação retorna, às 18h30, com “A Guerra do Fogo” (1981), de Jean-Jacques Annaud.

Na quarta-feira (21), às 18h30, é a vez de uma viagem à Nova York do século XXIII, com a ficção científica “O Quinto Elemento” (1997), de Luc Besson. Na quinta (22), no mesmo horário, será exibido o vencedor do Oscar de Melhor Filme de 1979 “O Franco Atirador”, de Michael Cimino.

As atividades se encerram na sexta-feira seguinte (23), com uma dobradinha de clássicos. Às 16h30, a animação francesa “Planeta Fantástico” (1973), de René Laloux, traz o surrealismo científico ao Cineteatro. Às 18h30, o filme “Ran” (1985), de Akira Kurosawa, deve encantar os aficionados por cinema nipônico e encerrar o festival com ode à sétima arte.

Serviço

Mostra de Filmes Clássicos São Luiz

Quanfo: de 15 a 23 de dezembro de 2022

No Cineteatro São Luiz. (rua Major Facundo, 500 – Centro)

Horário de funcionamento da bilheteria: De terça a sexta, de 9h30 às 18h, e aos sábados, de 9h30 às 17h

Programação completa com classificação indicativa: cineteatrosaoluiz.com.br

Acesso gratuito

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES