Parceria entre Sebrae Ceará e Academia Brasileira de Letras pretende incentivar a produção de literatura de cordel

O superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, e o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, se reuniram nesta quinta-feira (20) para formalizar uma parceria entre as duas instituições visando o fomento da Literatura de Cordel. Também participaram do encontro, os Acadêmicos Gilberto Gil e Antonio Carlos Secchin.

A iniciativa prevê o desenvolvimento de estudos, pesquisas, publicações e eventos relacionados ao ecossistema produtivo da Literatura de Cordel, substancializados nas questões alusivas ao patrimônio cultural e economia dos nove estados nordestinos.

Cartaxo destacou ainda que esta iniciativa está inserida dentro do contexto do Projeto Regional da Cadeia de Valor da Economia Criativa do Nordeste, que vem sendo desenvolvido pelas unidades do Sebrae nos nove estados nordestinos. A inspiração para a parceria com a ABL veio de uma fala do acadêmico Gilberto Gil ao programa Roda Vida sobre a sua entrada na Academia.

“Vi o Gil manifestando o seu intuito de levar a cultura popular brasileira para a Academia, onde ele destacava a oralidade desta cultura e fazia referência à Literatura do Cordel. Tempos depois conversei com ele e apresentei a ideia de firmarmos uma parceria entre as duas instituições (Sebrae/CE e ABL)”.

A Literatura de Cordel foi instituída como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 19 de setembro de 2018, como tradicional forma de expressão característica e parte integrante da Economia Criativa da Região Nordeste.

MIC_0960 Scaled
Foto: Divulgação/Sebrae Ceará
MIC_1010 Scaled
Foto: Divulgação/Sebrae Ceará
RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES