Exclusividade Desconexo Design no estado, poltrona desenhada nos anos 1960 pelo multiartista Jean Gillon confirma poder do design como investimento
O tempo pode ser considerado um aliado quando se fala em patrimônios. Com o passar dos anos, certos investimentos são enaltecidos, especialmente quando unem caráter cultural e financeiro. A Poltrona Jangada, assinada pelo artista romeno naturalizado brasileiro Jean Gillon, é um exemplo de como uma peça de design torna-se um investimento.
Ofertada em caráter exclusivo no Ceará pela Desconexo Design, a poltrona data de 1968 e, em alusão ao ano de nascimento, só é reeditada em 68 itens distribuídos pelo mundo a cada lançamento. Este ano marca a chegada da sétima edição da poltrona, uma vez que ela só passou a ser reeditada em 2015, a partir de autorização da família Gillon.
Esse consentimento da família do artista é determinante para que cada nova edição da Jangada chegue aos lares de apreciadores e colecionadores. Desde os anos 1960 até hoje (2022), ocorreram apenas sete produções em escala limitada da peça, sem sazonalidade definida. Portanto, sem essa permissão, nenhuma nova Poltrona é produzida. E não se sabe quando nem se existirão novas concessões.

O sucesso da desejada poltrona segue e cresce junto com a passagem do tempo. O valor de mercado de uma Jangada original da década de 1960 é avaliada em mais de USD 40.000,00 (cerca de R$220.000 em cotação atual). A peça está presente nos mais emblemáticos e imponentes projetos mundo afora.
A Poltrona reflete a trajetória do multiartista dedicado a um design escultural, em obras que carregam uma mistura de culturas. Os traços da origem europeia de Gillon se fundem a elementos, cores e conceitos da cultura brasileira que alcaçam resultados únicos. As obras podem ser encontradas, principalmente, em museus, instituições, antiquários e, claro, com colecionadores atentos ao valor de peças icônicas.
Sobre a Poltrona Jangada
O artista inspirou-se nas embarcações pesqueiras que observou na costa da Bahia, para onde costumava viajar. A peça, inclusive, faz referência à jangada de tábua típica do litoral norte e nordeste brasileiro. É feita com jacarandá e redes artesanais, que sustentam um estofado de couro. A rede artesanal da estrutura foi desenvolvida junto com artesãos do projeto “Mãos Caiçara”, de Ilhabela (SP).
A Jangada foi exportada até 1930. Em 1991, com nova edição, conquistou o 1° Prêmio Movesp de Design de Mobiliário. Em 2015, é celebrada a volta da Jangada com sua reedição autorizada pela família de Gillon.
Onde encontrar
No Ceará, a Poltrona Jangada é exclusividade da Desconexo Design. É possível encontrar a sétima edição da obra em contato com a equipe da marca e para apreciação no showroom Desconexo, na Praça Portugal, enquanto durar o estoque.
Mais informações pelo link:
https://bit.ly/3Sm8IHg