Anitta estende recorde e chega ao Top 5 das músicas mais ouvidas do mundo no Spotify; enteda como ela chegou lá

Com o single Envolver, Anitta entrou no top 5 de músicas mais ouvidas no mundo no Spotify e assumiu o 1º lugar na parada brasileira, com mais de um milhão de reproduções. Coreografia virou febre no TikTok e está fazendo sucesso na América Latina

Danielber Noronha 

danielber@ootimista.com.br

Ela tinha uma meia-calça rasgada, uma iluminação roxa e o desejo de fazer história! Foi com a ajuda desses poucos elementos e com o feeling adquirido ao longo dos mais de dez anos de carreira, que a brasileira Anitta foi alçada, definitivamente, ao status de estrela global. O responsável por tal feito foi o single Envolver, que, ontem (22), alcançou um novo pico na parada mundial do Spotify, cravando a 5ª colocação. Este é o ponto mais alto conquistado por um artista nacional. Além disso, a música é a faixa latina mais bem posicionada do ranking, superando o smash-hit Mamiii, parceria das cantoras Becky G e Karol G.

Com tamanho apelo partindo do Exterior, a música também começou a chamar atenção em território nacional e parece ter caído de vez no gosto dos brasileiros, que reproduziram a música 1.060.791 de vezes somente na atualização de ontem, garantindo à Anitta o 1º lugar no ranking nacional.  Ao todo, foram 2.843.191 de plays na referida atualização, colocando a carioca à frente de nomes como Dua Lipa, Elton John, Lil Nas X, Doja Cat, Adele e Ed Sheeran.

Se consolidando como sucesso em vários países, a música está no Top 10 em várias partes do globo, incluindo México (5), Peru (5), Bolívia (4), Portugal (3), Panamá (5), Paraguai (5) e Equador (8). Além disso, figura no Top 50 de outros dez países. O sucesso, porém, não está apenas no Spotify. Um exemplo da presença forte de Anitta em outras frentes é que o clipe oficial de Envolver era, ontem, um dos 15 mais vistos do mundo no YouTube.

Sucesso orgânico 
Quem vê todos esses números pode achar que existe um grande plano de divulgação por trás e até mesmo que ela foi lançada recentemente. Contudo, trata-se de uma música disponibilizada por Anitta em novembro do ano passado, a contragosto da equipe de trabalho. À época, eles alegaram que a cantora não tinha força suficiente para colocar uma canção solo nas paradas de sucesso. Talvez isso ajude a entender o pouco investimento que a faixa teve por parte da gravadora, que só programou uma performance para a faixa depois que Anitta lançou um remix em parceria com o cantor Justin Quiles.

A faixa começou a ganhar visibilidade quando um fã gravou vídeos da cantora fazendo a coreografia oficial do clipe – na qual ela apoia os braços no chão e rebola com o bumbum sucessivas vezes -, durante os shows de Carnaval do Ensaio da Anitta. Os vídeos no perfil dele no TikTok começaram a virailizar, com pessoas repetindo os mesmos passos, no que ficou conhecido como “el paso de Anitta” (o passo de Anitta).

Para dimensionar o tamanho do viral que se tornou Envolver, o vídeo onde Anitta compila todas as danças feitas no Carnaval tem mais de 83 milhões de visualizações no TikTok. Já o áudio oficial da música no aplicativo tem mais de 822 mil vídeos que o utilizaram como fundo em publicações dos usuários.

O que isto diz sobre Anitta?
Conhecida pela fama de business woman, o desempenho de Envolver mostra como, de fato, Anitta conhece os mercados onde atua e sabe aquilo que agrada o público. Tanto que passa por cima de gravadora e equipe quando acredita que algo tem potencial. Coincidência ou não, esta é, pelo menos, a terceira vez em que isto ocorre na carreira da brasileira e em todas elas o resultado foi o mesmo: pontos de virada cruciais na trajetória da artista.

Para recapitular, a primeira foi com Show das Poderosas. Neste caso, ninguém acreditou que a música poderia agradar o mercado nacional, até que se tornou o primeiro clipe de uma artista brasileira a bater a marca de 100 milhões de visualizações no YouTube. O segundo foi com o sucesso Downtown, parceria com J Balvin, no qual Anitta relatou ter ocorrido a mesma coisa. A gravadora acreditava que a música não tinha peso para “hitar” e a resposta veio de imediato: quatro meses entre as 50 músicas mais ouvidas do mundo no Spotify. Como todos esses exemplos, é possível dizer que mais investimento e crença em Anitta já teriam feito dela uma artista maior do que a que o mundo conhece agora com Envolver.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES