Edifício São Pedro será reformado para abrigar Distrito Criativo na Praia de Iracema

O Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, onde funcionou o Hotel Iracema Plaza, deve continuar fazendo parte da história de Fortaleza. Pelo menos esta é a meta do Governo do Estado. Isto porque a estrutura será totalmente reformada e dará lugar a um equipamento com vistas à cultura e à economia cearense: o Distrito Criativo.

Entre outras atividades, o espaço deverá abrigar artesanato, artes visuais, design, gastronomia, literatura, música e cultura popular. A ideia é manter de pé um dos prédios históricos mais conhecidos de Fortaleza e também levar novas oportunidades de negócios ao entorno da Praia de Iracema. O espaço será gerido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

Situação atual

O imóvel se encontra bastante descaracterizado e em péssimo estado de conservação. Desse modo, conforme avalia a Setur, foi preciso realizar o tombamento definitivo do prédio, considerando-o símbolo histórico-arquitetônico distinto, em meio a outras formas de moradia, sociabilidade e de suportes inerentes à infraestrutura do turismo em Fortaleza, especificamente na Praia de Iracema, um dos cartões postais da Capital.

Foi pensado na relevância histórica e arquitetônica do Edifício São Pedro para a cidade de Fortaleza e no novo conceito de cidades criativas que já existem mundo afora, que otimizam espaços urbanos para a requalificação, que foi ventilada a ideia de estabelecer distritos criativos.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES