Profissionais da gastronomia dão dicas de onde comer em Fortaleza a partir de experiências pessoais. Assim, você terá o crivo de um especialista na hora de definir o roteiro, que pode ser uma boa pedida para aproveitar o fim de semana
Danielber Noronha
danielber@ootimista.com.br
Em uma cidade com tantas vertentes gastronômicas a serem exploradas – como é o caso de Fortaleza -, escolher um lugar para conhecer e experimentar pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, O Otimista convidou três chefs para indicar espaços da Capital que, por vários aspectos, podem resultar em uma boa experiência a ser apreciada com os amigos, familiares, numa saída a dois ou mesmo para você se aventurar sozinho pelos sabores alencarinos. Confira!

MARCO GIL – CIDADE 2000
Comandando os fogões do restaurante Mangue Azul desde a abertura da casa, em 2020, o chef Marco Gil busca descontração na hora de fazer um roteiro fora do eixo trabalho/casa. “Gosto muito de cozinhar em casa. Quando saio para comer fora, vou mais pela descontração, a vibe. Normalmente procuro comer pizza, sushi ou espetinho, que são coisas que não faria em casa, mas que curto bastante!”
Por passar a maior parte do tempo no restaurante, explica, prefere optar por ambientes descontraídos e espontâneos nos momentos de ócio. “Gosto de aproveitar bem devagar esses momentos, curtindo cheiros, cores, sabores e um pouco de céu aberto. Encontro tudo isso na Praça da Cidade 2000. Curto provar os espetinhos de lá. Sempre tem novidades e gosto bastante do ambiente informal”, indica. O espaço em questão fica na avenida Alameda das Begônias, 344, no bairro Cidade 2000. Além de espetinhos, a praça conta com vários food trucks e inúmeras opções de pratos para refeições no local e também retirada.

YÁSKARA TEIXEIRA – PETISCOS E LANCHES
Chef pâtissier e boulanger, Yáskara Teixeira tem indicações que resgatam memórias de infância, estas que a fizeram trilhar o caminho da confeitaria e da panificação dentro da gastronomia. “Minha primeira lembrança vem de um bolo feito na casa da minha tia. Ainda era criança, mas lembro do cheiro do bolo recém-saído do forno e aquilo me fascinou”, resgata. Outra coisa que ela adora é a variedade de cafés que Fortaleza proporciona aos amantes do segmento. “Locais como Casa Bendita e Tortelê nos recheiam de variedade e confeitaria de primeiríssima qualidade. Na Pâine, você encontra não somente um dos melhores croissants que poderá provar, como sanduíches, pães e outras opções”, elenca.
Atenta aos detalhes, ela conta o que chamou mais atenção em cada um desses espaços. “A crocância e a suculência da coxinha de frango da Casa Bendita me faz afirmar que é uma das melhores que já comi. Junto ao ambiente agradável e atendimento afetuoso, é um programa para todos os dias. Tortelê com o seu bolo de mousse de Leite Ninho pode nos fazer pecar! Fofo, suave e com recheio farto. As camadas de massa folheada que qualquer croissant da Pâine me proporciona é um abraço, junto a recheios como queijo brie e geleia, Nutella e outros… todo mundo sai feliz com toda certeza”, comenta. Mais: @casa_bendita/@torteledoceria/@paineartesanal

LUCAS MENESES – COMIDA REGIONAL
Já tendo atuado na confeitaria, em restaurantes de hotéis e na docência, Lucas Meneses também é daqueles que gosta de experimentar o que tem de melhor em Fortaleza. Atualmente trabalhando como personal chef e consultor gastronômico, ele confessa que costuma privilegiar lugares cujo carro-chefe são pratos tipicamente brasileiros.
Para quem quer conhecer mais a fundo a gastronomia local, a indicação dele é um tour gastronômico pelos restaurantes dos mercados São Sebastião e Central. “Às vezes, as pessoas olham torto para lá, mas quando alguém quer conhecer mais do próprio lugar, a dica é conferir o que é servido no mercado. Lá você vai ver tudo que tem relação com os costumes locais”, aponta. Já para comida brasileira, ele indica o restaurante Raiz. “É um lugar muito aconchegante, bonito e vejo muita brasilidade nos pratos. Tem frutos do mar, grelhados, cozidos e tudo isso com um toque muito regional”, acrescenta.
Saindo da proposta regional, ele recomenda o Restaurante Mayú. “Eles fazem uma mistura de cozinha muito boa, em um dia é comida francesa, no outro é espanhola. É super válida a experiência gastronômica”, completa. Mais: @mercadosaosebastiaofortaleza/@mercadocentraldefortaleza/@raizcozinhabrasileira/@restaurantemayu