Projeto Palavras recebe Ronaldo Correio de Brito para bate-papo sobre sua obra e cenário cultural brasileiro

Vida e obra do médico e escritor cearense Ronaldo Correia de Brito será tema do bate-papo que encerra a primeira edição do projeto Palavras, nesta sexta-feira (16), às 17h.  Almir Mota, Eduardo Azevedo e Bia Bedran também participam do projeto

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Cearense nascido em Saboeiro, no Sertão dos Inhamuns, e crescido no Crato, no Cariri. Médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por lá conheceu Ariano Suassuna, o Movimento Armorial (embora nunca tenha se filiado a ele) e diversos poetas e intelectuais que o influenciaram a tornar-se um dos mais respeitados dramaturgos e escritores brasileiros.

Vida e obra de Ronaldo Correia de Brito será tema do bate-papo que encerra a primeira edição do projeto Palavras, nesta sexta-feira (16), às 17h. A conversa, que terá mediação do secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, vai ainda abordar o cenário cultural brasileiro. A transmissão será pelo Instagram @palavras.projeto e pelo canal da Casa da Prosa e da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) no YouTube.

Radicado no Recife desde que se mudou para estudar Medicina, no final dos anos 1960, Ronaldo Correia de Brito iniciou seus escritos com o conto “Lua Cambará”, que deu origem a um roteiro e a realização do primeiro longa-metragem na bitola super-8, rodado e montado de 1975 a 1977, em parceria com Assis Lima (conterrâneo com quem se reencontrou no Recife e tornou-se um dos parceiros mais frequentes) e Horácio Carelli Mendes, com música de Antonio Madureira.

Depois, “Lua Cambará” ganhou uma versão musical, composta por Antonio Madureira, duas versões para balé e uma nova versão para o cinema, dirigida por Rosemberg Cariry. Uma sequência de contos adaptados para teatro o tornou um dos mais respeitados dramaturgos do Brasil.

Na década de 1980, em parceria com Assis Lima, desenvolveu o projeto teatral Trilogia das Festas Brasileiras: “O Baile do Menino Deus” (1987), “Bandeira de São João” (1989) e “Arlequim” (1990). Desde 2004, “Baile do Menino Deus” é encenada anualmente na Praça do Marco Zero, no Recife, sempre nos dias 23, 24 e 25 de dezembro.   A estreia no romance veio com “Galileia” (2008), que ganhou uma série de prêmios e projetou o nome de Ronaldo como também como escritor.

Sertão nas entranhas

Numa biografia descrita no seu site, Ronaldo Correia de Brito conta que os espetáculos populares – reisados, lapinhas, pastoris, bandas cabaçais, dramas de calçada – que viu durante a infância no Crato e experiências com as brincadeiras de rua e as celebrações religiosas foram determinantes para a sua formação como dramaturgo. Já as histórias narradas por familiares e contadores da região marcaram a sua veia de escritor.

De vez e sempre, aparecem nos seus escritos o sertão ou personagens que virem dele, as memórias da infância no interior do Ceará e das tradições culturais nordestinas com as quais conviveu. No post que fez nesta segunda-feira (12) no seu blog, Ronaldo escreveu uma “Ode aos Irmãos Anicetos”, uma homenagem a Raimundo Aniceto, um dos integrantes da Banda Cabaçal Irmãos Aniceto que sofreu um acidente vascular cerebral. “Feliz do povo que se reconhece nos seus músicos e poetas. O artista ideal será capaz de incorporar a grandeza, estranheza e diversidade de seu lugar, de sua gente e da natureza que o cerca. A sonoridade dos Irmãos Aniceto parecia com o vento na floresta do Araripe e o azougue dos relhos dos caretas. Bastava escutá-los e sentir”.

Projeto Palavras

A programação final do projeto Palavras, uma realização da Casa da Prosa e parceria com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, recebe ainda Almir Mota e Eduardo Azevedo para o lançamento do livro “O Galo Peregrino” e a Oficina Página Ilustrada, nesta quarta-feira (14), às 16h. Na quinta-feira (15), às 19h, o projeto recebe a cantora, compositora, atriz e escritora fluminense Bia Bedran com suas canções e histórias do universo infantil.

Serviço:
Projeto Palavras
– Quarta-feira (14), às 16h – lançamento do livro “O Galo Peregrino” e a Oficina Página Ilustrada, com Almir Mota e Eduardo Azevedo.
– Quinta-feira (15), às 19h – Bia Bedran
– Sexta-feira (16), às 17h – Ronaldo Correia de Brito e Fabiano Piúba
Instagram @palavras.projeto e pelo canal da Casa da Prosa e da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) no YouTube

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES