A “Transformação Digital das Empresas” é o tema da próxima reunião mensal de associados do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef-CE), que será realizada nesta terça-feira (20), às 7h30. O encontro virtual terá à frente Adriano Marques, CEO da Wirelink; Luciana Colares, sócia e executiva de soluções e negócios da Totvs Ceará; Paulo Gomes, diretor financeiro da Mob Telecom. Como mediador estará Delano Macedo, 1º vice-presidente do Ibef Ceará.
A transmissão será ao vivo por meio da plataforma Zoom, com exclusividade para associados do Ibef Ceará. “Vamos falar sobre o crescimento de provedores regionais, impactando as economias locais e o interior facilitando a vida de todos, tornando a internet indispensável como é a água e a energia. Também vamos falar sobre a chegada da tecnologia 5G, que trará mais velocidade e capacidade de cobertura com impacto em vários negócios, e sobre como na pandemia a adoção da tecnologia foi acelerada nas empresas e no dia a dia das pessoas”, destacou Delano Macedo.
Para Adriano Marques, o processo de transformação digital nas instituições é inevitável e aplicável tanto para as empresas de tecnologia ou qualquer outro segmento. O constante avanço tecnológico vai permitir aumentar o nível de maturidade digital das empresas e determinar o seu crescimento. “As empresas com alta taxa de maturidade digital alcançam crescimento Ebitda até cinco vezes maior. E para que tudo isso aconteça, vai ser necessário um alicerce de infraestrutura robusto e confiável, por isso a Wirelink vem investindo fortemente a fim de ampliar os seus 35 mil quilômetros de rede de fibra óptica, com a melhor latência e disponibilidade, e atenta aos movimentos do Leilão 5G rede móvel” destacou.
De acordo com Luciana Colares, a transformação digital pode ser feita de várias formas dentro das empresas, que estão aderindo cada vez mais, cada uma na sua fase, na sua etapa. “Com a pandemia, isso foi acelerado. Cada empresa adere de uma forma, seja via aplicativos ou por plataforma de e-commerce, mas só faz sentido se for para melhorar a vida do cliente, oferecer uma logística melhor e mais rápida, desde que seja para facilitar a situação para o cliente”, ressaltou.
Outro ponto, segundo ela, foi a digitalização dos processos dentro das empresas, de modo que seja feito de forma mais simples e tenha melhor comunicação entre as áreas. “É preciso destacar ainda a integração da tecnologia aos serviços financeiros. A transformação digital veio para ficar, de modo que as empresas possam agilizar os seus processos e melhorar a experiência dos seus clientes”, disse.