O chef Felipe Viana entrou virtualmente na cozinha da xepa do BBB 21 e criou uma receita para os nossos leitores. O prato é simples de fazer, circula seu aroma no Ceará e é cheio de muito sabor
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Muito se fala sobre o “polêmico” cardápio da xepa do Big Brother Brasil. E muita gente torce o nariz para o que é oferecido. Língua, fígado, moela, dobradinha e… a tal da rabada! Apesar de controversos, esses alimentos podem, sim, render uma refeição saborosa e sofisticada. O Otimista convidou o chef Felipe Viana, do Geppos Italiano, para elaborar um delicioso prato com ingredientes presentes na cozinha “menos favorecida” do reality show. E o resultado não poderia ser mais cearense: Rabada com Cuscuz!

“Eu escolhi a rabada porque é um dos pratos que eles mais consomem na casa. O cuscuz foi por conta da discussão que ocorreu entre o Fiuk e a Juliette (forma correta de fazê-lo) e também porque é muito consumido lá. Aí resolvi juntar os dois, pois é uma combinação que casa perfeito e as pessoas aqui comem bastante”, explica o chef.
Felipe conta que a receita feita com a rabada, sugerida aos nossos leitores, é a mesma que tem o costume de elaborar. “Faço um processo de marinação dela de um dia para o outro. Depois eu selo para dar uma caramelizada na proteína e boto pra assar no forno. Isso demora de duas a duas horas e meia e faz com que ela fique macia e mais saborosa. Com o caldo de cozimento da rabada fiz o molho”. Quanto ao cuscuz: da forma tradicional. “Dei uma refogada nele com cebola e tomate fresco para dar um plus, um pouco mais de frescor, cor e vida para o prato”.

O chef destaca que não gosta muito de usar o termo “carne de segunda”, em referência à rabada. “Tudo é ligado com a forma como você cozinha. Hoje restaurantes utilizam rabada, fígado. O segredo está no processo que você utiliza para executar esse tipo de carne”. Perguntado se os participantes do grupo da xepa usam da criatividade para cozinhar, Felipe acha que não, “pelo fato deles não terem conhecimento da área”.
Se também te falta criatividade e conhecimento, que tal seguir o passo a passo? Bom apetite!
RECEITA
Rabada com Cuscuz
Rabada
> 1kg de rabada
> 1 cenoura grande (cortada em pedaços)
> 1 cebola grande (cortada em pedaços)
> 5 dentes de alho
> 500ml de vinho tinto
> 1 ramo de tomilho
> 1 ramo de alecrim
> Sal e pimenta
Modo de preparo da rabada: deixar a rabada marinando com todos os ingredientes de um dia para o outro. Dispor em uma forma e, caso necessário, completar com água para cobrir a rabada. O próximo passo é cobrir com papel alumínio e levar ao forno – 180 graus – por 2 horas. Quando estiver desprendendo do osso é sinal de que está boa. Retirar a rabada. Os legumes podem ser espremidos numa peneira junto com o caldo restante para fazer um molho.
Dica do chef: para não ficar salgado, visto que o caldo vai estar reduzido, concentrando todo o sal da receita.
Cuscuz
> 1 xícara de cuscuz
> 1/2 xícara de água
Modo de preparo: hidratar o cuscuz com água e esperar de cinco a 10 minutos. Colocar numa cuscuzeira e deixar cozinhar até começar a sentir o cheiro – 10 a 15 minutos.
Dica do chef: Você pode refogar uma cebola roxa cortada em tiras, adicionar ao cuscuz já cozido e finalizar com cheiro verde e tomate sem sementes, cortados em cubos.
Mais
Confira outra dicas de receitas que utlizam os ingredientes da xepa
RISOTO FALSO DA XEPA
Ingredientes
> 1 xícara de feijão
> 1 xícara e meia de arroz
> 1 cebola picada
> 4 dentes de alho amassados
> 2 colheres de sopa de azeite
> 2 folhas de louro
> Sal e pimenta e cominho a gosto
> Salsa e cebolinha
Preparo: Depois de deixar de molho por cerca de 8h, cozinhe o feijão em 8 xícaras de agua até estar macio, mas sem desmanchar. Coe e reserve a água. Numa panela aquecida, refogue no azeite o alho, cebola e o arroz deixando dourar um pouco mais do que o seu arroz branco de todo dia. Cubra com 2 xícaras e meia do caldo do feijão. Acerte o sal e a pimenta (se tiver). Depois de cerca de 15 minutos, o arroz estará cozido, então misture gentilmente o feijão cozido e mais do seu caldo, mistura até ficar num ponto parecido com risoto. Finalize com salsa e cebolinha picada. (Fonte: Chef Cândida Batista para AnaMaria)
CALDINHO DE FEIJÃO
Ingredientes
> 5 xícaras (chá) de feijão-carioca cozido com o caldo
> 1 e 1/2 xícara (chá) de água
> 1 cubo de caldo de carne
> 1 cebola picada
> 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
> 1 xícara (chá) de couve picada
> Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo: No liquidificador, bata o feijão com a água e o caldo de carne. Refogue a cebola por 2 minutos. Junte o feijão batido, a couve, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos ou até encorpar. Transfira para uma sopeira, polvilhe com cebolinha e sirva em seguida. (Fonte: www.terra.com.br)