A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou ontem os indicados à 93ª edição do Oscar. Mank, de David Fincher, recebeu 10 indicações. O crítico de cinema Robledo Milani avalia a lista e faz suas apostas
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Vem Oscar por aí! Os indicados à estatueta mais desejada do universo da sétima arte foram divulgados na manhã de ontem (15/3). O filme “Mank”levou 10 indicações, enquanto “Minari”, “Nomadland”, “Meu Pai”, “Judas e o Mesias Negro”, “Os 7 de Chicago” e “O Som do Silêncio” levaram seis, cada um deles. Um dos destaques deste ano é o fato de que, pela primeira vez na história, duas mulheres concorrem na categoria de Melhor Direção. São elas Chloé Zhao (por Nomadland) e Emerald Fennell (por Bela Vingança).
Marcada originalmente para 28 de fevereiro, a 93ª edição da cerimônia será realizada em 25 de abril, de forma presencial. Os detalhes, por conta da pandemia, ainda estão sendo ajustados. Esse é o quarto adiamento da cerimônia desde que foi criada. A primeira aconteceu em 1938, por conta de uma inundação em Los Angeles; a segunda, em 1968, com o assassinato de Martin Luther King; e a terceira, devido ao atentado que o então presidente Ronald Regan sofreu, em 1981.

Para o crítico de cinema e editor-chefe do site Papo de Cinema, Robledo Milani, o ano que passou foi atípico por causa da pandemia, com muitos cinemas fechados e muitos lançamentos em streaming. “Muitas obras que mereciam a tela grande acabaram por não conseguir esse espaço”, diz. Com isso, a seleção ficou mais equilibrada. “Na maioria das categorias não existe um grande favorito. Isso é bom, porque mostra um equilíbrio entre os filmes que estão concorrendo. Mostra também que acima de tudo o cinema sobrevive, tá vivo e pulsante. As indicações ao Oscar 2021 também refletem mais a diversidade racial”, comenta.
Entre as categorias, ele destaca que, para Melhor Filme, uma das apostas é “Meu Pai”. “É o mais forte, o mais belo e o mais cinemático”. Sobre “O Som do Silêncio”, ele diz ser um filme forte e visualmente muito bonito”. Já “Mank” “é um filme visualmente muito bonito” e “Os 7 de Chicago” “é bem aquela fórmula do cinema hollywoodiano (cinema de filme de tribunal que retrata a injustiça social)”, complementou.
Robledo, porém, acredita que o grande vencedor será “Nomadland”. “É um filme que, desde que ganhou o Festival de Veneza no ano passado, tem despontado em todas as premiações prévias do Oscar (como o Globo de Ouro). O troféu já está nele. Se qualquer outro acabar superando, essa sim vai ser a surpresa”.
Com relação à categoria de Melhor Direção, Milani destaca que a cineasta Chloé Zhao (“Nomadland”) vem ganhando prévias. “É a que tem sido mais agraciada com reconhecimentos e vitórias, então acho que o prêmio tem tudo para ser dela”. O crítico aposta ainda na vitória de Anthony Hopkins (“Meu Pai”) na categoria Melhor Ator. “O que ele faz no filme está um degrau acima de todos os demais. Ele é um mestre, um monstro da atuação”.
Já com relação às melhores atrizes, o Milani celebra as atuações de Viola Davis (“A Voz Suprema do Blues”) e Vanessa Kirby (“Pieces of a Woman”). “Gosto das duas. Acho elas incríveis. Para mim, se o Oscar fosse para qualquer uma delas seria justo”.
Confira a lista dos indicados:
Melhor filme
“Nomadland”
“Os 7 de Chicago”
“Minari”
“Bela Vingança”
“O Som do Silêncio”
“Meu Pai”
“Judas e o Messias Negro”
“Mank”
Melhor direção
Chloé Zhao, “Nomadland”
Lee Isaac Chung, “Minari”
Emerald Fennell, “Bela Vingança”
David Fincher, “Mank”
Thomas Vinterberg, “Druk”
Melhor ator
Chadwick Boseman, “A Voz Suprema do Blues”
Anthony Hopkins, “Meu Pai”
Riz Ahmed, “O Som do Silêncio”
Steven Yeun, “Minari”
Gary Oldman, “Mank”
Melhor atriz
Carey Mulligan, “Bela Vingança”
Frances McDormand, “Nomadland”
Andra Day, “The United States vs. Billie Holiday”
Viola Davis, “A Voz Suprema do Blues”
Vanessa Kirby, “Pieces of a Woman”
Melhor ator coadjuvante
Daniel Kaluuya, “Judas e o Messias Negro”
Leslie Odom Jr., “Uma Noite em Miami”
Sacha Baron Cohen, “Borat: Fita de Cinema Seguinte”
Lakeith Stanfield, “Judas e o Messias Negro”
Paul Raci, “O Som do Silêncio”
Melhor atriz coadjuvante
Youn Yuh-jung, “Minari”
Olivia Colman, “Meu Pai”
Glenn Close, “Era uma Vez um Sonho”
Maria Bakalova, “Borat: Fita de Cinema Seguinte”
Amada Seyfried, “Mank”
Melhor roteiro adaptado
“Nomadland”
“Uma Noite em Miami”
“Meu Pai”
“Borat: Fita de Cinema Seguinte”
“O Tigre Branco
Melhor roteiro original
“Os 7 de Chicago”
“Bela Vingança”
“Minari”
“O Som do Silêncio”
“Judas e o Messias Negro”
Melhor figurino
“A Voz Suprema do Blues”
“Mulan”
“Emma”
“Mank”
“Pinóquio”
Melhor trilha sonora
“Relatos do Mundo”
“Soul”
“Mank”
“Destacamento Blood”
“Minari”
Melhor curta-metragem
“Two Distant Strangers”
“The Letter Room”
“Feeling Through”
“Da Yie”
“The Present”
Melhor curta-metragem em animação
“Se Algo Acontecer… Te Amo”
“Genius Loci”
“Yes People”
“Opera”
“Toca”
Melhor som
“O Som do Silêncio”
“Relatos do Mundo”
“Soul”
“Mank”
“Greyhound”
Melhor animação
“Soul”
“Wolfwalkers”
“Dois Irmãos”
“A Caminho da Lua”
“Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca
Melhor fotografia
“Nomadland”
“Mank”
“Relatos do Mundo”
“Os 7 de Chicago”
“Judas e o Messias Negro”
Melhor documentário
“Time”
“Crip Camp: Revolução pela Inclusão”
“My Octopuss Teacher”
“Collective”
“The Mole Agent”
Melhor documentário em curta-metragem
“A Concerto Is a Conversation”
“Uma Canção para Latasha”
“Colette”
“Do Not Split”
“Hunger Ward”
Melhor montagem
“O Som do Silêncio”
“Os 7 de Chicago”
“Meu Pai”
“Nomadland”
“Bela Vingança”
Melhor filme internacional
“Druk – Mais uma Rodada” (Dinamarca)
“Better Days” (Hong Kong)
“Quo Vadis, Aida?” (Bósnia e Herzegovina)
“The Man Who Sold His Skin” (Tunísia)
“Collective” (Romênia)
Melhor cabelo e maquiagem
“A Voz Suprema do Blues”
“Pinóquio”
“Mank”
“Era uma Vez um Sonho”
“Emma”
Melhor canção original
“Speak Now”, de “One Night in Miami”
“Io Si (Seen)”, de “Rosa e Momo”
“Fight for You”, de “Judas e o Messias Negro”
“Hear my Voice”, “Os 7 de Chicago”
“Husavik”, “Eurovision Song Contest”
Melhor design de produção
“Mank”
“Relatos do Mundo”
“Tenet”
“Meu Pai”
“A Voz Suprema do Blues”
Melhores efeitos especiais
“Tenet”
“O Céu da Meia-Noite”
“Love and Monsters”
“Mulan”
“O Grande Ivan”