Cineteatro São Luiz apresenta desmontagem da peça Capitu Conta Capitu

Em novo formato, o Curta Mais Teatro, do Cineteatro São Luiz, apresenta a desmontagem da peça “Capitu conta Capitu” nesta quarta-feira (17). A ação traz depoimentos da equipe de produção, falando do processo de criação do espetáculo

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Desmontar cenas de um espetáculo teatral para mostrar ao público o seu processo de criação. Esse é o objetivo do novo formato do Curta Mais Teatro, que tem início nesta quarta-feira (17), com a desmontagem da peça “Capitu conta Capitu”. A atividade será exibida às 19h, através do site e do canal de YouTube do Cineteatro.

Na desmontagem, o público vai conhecer todo o processo de construção da personagem Capitu, interpretada pela atriz Ana Cristina Viana com preparação corporal de Brino Correia; assim como os porquês das decisões da diretora Ana Marlene; e ainda o que imaginou Ceronha Pontes ao adaptar para os palcos o livro “Capitu conta Capitu”, de Adísia Sá. “É o desnudar das cenas. A desmontagem mostra ao público todo o processo que foi feito para chegar ao espetáculo. Vamos mesclar vídeos de toda a equipe envolvida no processo de montagem com cenas do espetáculo”, explica Ana Cristina Viana.

Segundo o coordenador do Cineteatro São Luiz, José Alves Netto, a peça – gravada em 2009, ano de sua estreia – será trabalhada por partes. A equipe de produção explica aquela parte do processo e, depois, o público assiste à cena para visualizar os elementos apresentados nos depoimentos. Apesar da peça não ser exibida na íntegra, Netto garante que, mesmo que não a assistiu no teatro consegue acompanhar o processo.

“Essa faixa de programação foi pensada para dar oportunidade ao público de conhecer a produção cearense, como eles criam e se preparam para os espetáculos. Qual foi o percurso que o ator ou a atriz, em conjunto com a diretora, fez até finalizar aquela cena? Além da questão textual, da dramaturgia, elementos da cena também constroem a cena: a luz, o som também são dramaturgia”, enfatiza o coordenador. “Por que essa luz? Por que essa música? São perguntas que o público geralmente se faz e não tem oportunidade de ter a resposta”, completa Alves Netto.

Segundo ele, é de interesse do cineteatro apresentar essa vertente de criação. “É também um processo educativo em que a gente revela o potencial construtivo dos profissionais. Por trás da cena forte ou não, ela teve um processo de elaboração bastante sofisticado que envolve tecnologia, teoria”, aponta o coordenador. A ideia é que o projeto siga nesse formato durante 2021, apresentando, a cada mês, uma nova produção cearense. O próximo espetáculo a ser exibido, porém, ainda não está confirmado.

Capitu por Capitu

Em “Capitu conta Capitu”, a personagem de Dom Casmurro é protagonista e se apresenta em três momentos superpostos: infância, idade adulta e velhice. Entretanto, não há espaço nem tempo definidos. Regidas pelo desfiar da memória, as temporalidades se cruzam. O mistério, se ela traiu ou não, é finalmente desfeito – pela própria voz de Capitu.

A peça foi adaptada do livro homônimo escrito pela jornalista cearense Adísia Sá e ganhou adaptação pelas mãos da dramaturga e atriz Ceronha Pontes. Nela, Capitu, pela primeira vez, ganha a licença poética de falar de si e por si, rebatendo as acusações que recaem sobre ela há décadas. “Sempre fui apaixonada por Machado de Assis e consequentemente por sua personagem mais famosa. Quando conheci o livro da Adísia Sá, em que ela brilhantemente dá voz a personagem Capitu, eu imediatamente resolvi montar. Afinal, até então, todos nós só conhecíamos a versão pelos olhos de Dom Casmurro”, finaliza Ana Cristina.

É nesse contexto que entra a proeza da jornalista cearense Adísia Sá, que ousou, pela primeira vez, oferecer a Capitu o direito de falar por si, na primeira pessoa, responsável e capaz de defender-se das acusações que a fizeram culpada por décadas.

Serviço:

Capitu conta Capitu – Desmontagem, com Ana Cristina Viana

Quando: quarta-feira (17), às 19h

Onde: no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/curtamaisteatro e canal no YouTube do Cineteatro http://youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza

Duração: 30 min

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES