Imaginem o impacto que ocorre quando uma marca mundial de bebida perde um contrato de 47 anos para uma das maiores redes mundiais de restaurantes com operação em 77 países e com 199 estabelecimentos. Além do aspecto de perda financeira existe uma perda reputacional enorme, que talvez seja a mais impactante.
As experiências de sucesso do Hard Rock Cafe Fortaleza com as marcas Coca-Cola, Heineken e Red Bull chamaram a atenção da rede de restaurantes. A cerveja Heineken e os produtos Coca Cola, por exemplo, não eram vendidos pela marca, mas com a estratégia e visão de mercado de Samuel Sicchierolli, Presidente da VCI, companhia proprietária do HRC Fortaleza e dos hotéis da marca no Brasil, os produtos acabaram emplacando a nível mundial. Resultado que só foi possível graças a muitas pesquisas e ao sucesso na estratégia de divulgação e recorde de consumo dos produtos na unidade de Fortaleza, ponto crucial para o convencimento dos americanos.
Já a marca de energéticos Red Bull, ganhará destaque no cardápio mundial do Hard Rock Cafe com um drink criado em Fortaleza. Batizada de “Red Mellow Gin”, a bebida foi lançada na capital cearense na metade de janeiro e fez tanto sucesso que levou o restaurante ao Top 5 estabelecimentos que mais vendem Red Bull Melancia no Norte e Nordeste do Brasil. Nos próximos meses, o drink poderá ser consumido nos 199 estabelecimentos do Hard Rock Cafe espalhados pelo mundo.

“Os americanos são pragmáticos com resultados, se deu certo eles não hesitam em replicar a experiência. Para os refrigerantes, usamos uma pesquisa mundial de consumo onde a maioria absoluta prefere Coca-Cola. No caso das cervejas, há uma tendência mundial de Drive To Quality, ou seja, quem gosta de cerveja não vai beber suco de milho. Ter um produto premium como a Heineken, que tem apenas três ingredientes e a mesma receita desde 1873, aumenta as vendas. Já para o energético, a estratégia foi acoplar o produto ao menu de drinks tradicional da casa e com isso geramos consumo num segmento novo para a marca. Temos um público masculino que gosta de uísque ou vodka com energético e alguns drinks mais fortes, mas também um crescente público feminino, atraído pelo sabor e diferencial dos drinks especiais”, detalha Samuel.
Crescimento
Motivos para comemorar não faltam para a equipe do Hard Rock Cafe Fortaleza. Uma das razões de celebração é que, em plena crise gerada pela pandemia da covid-19 e com horários e espaços reduzidos, a operação superou os faturamentos de 2019 nos meses de agosto a dezembro de 2020. Outro motivo é que a unidade cearense da rede mundial de restaurantes alcançou, de novembro de 2020 a janeiro de 2021, o posto de estabelecimento do Norte e Nordeste que mais vende chopp Heineken. O dado foi repassado ao HRC Fortaleza pela própria Heineken, que monitora, rigorosamente, esse indicador.
“Quando o assunto é chopp, sempre temos ótimos resultados. A exemplo disso, destaco o primeiro e o segundo recorde de toda a rede em 48 anos, em 2019, quando foram consumidos mais de 1.850 e mais de 3.500 chopps, respectivamente, em um só dia, durante a transmissão da Final da Champions League e Final da Libertadores. Somos líderes mundiais nesse produto”, pontua Sicchierolli. E continua: “Já o volume de vendas no Red Bull Melancia foi uma grata surpresa. A bebida é um dos ingredientes principais do nosso novo drink, o “Red Mellow Gin”, e creditamos a excelente aceitação dele o aumento no consumo de Red Bull Melancia no HRC Fortaleza.”
Novidade
Em outubro passado, o Hard Rock Cafe inaugurou a primeira estação de autoatendimento da Heineken no Nordeste, onde os clientes podem se servir a hora que quiserem, sem a necessidade do auxílio de terceiros. O equipamento, localizado na área exterior do restaurante, em um espaço estilo barzinho, é considerado um dos fatores que impulsionaram o HRC Fortaleza ao primeiro lugar em vendas. A Heineken Station foi, sem dúvidas, a grande novidade no último trimestre de 2020. A ideia de instalar o equipamento surgiu como uma forma de facilitar o consumo da bebida pelos clientes mais fiéis e teve uma ótima aceitação.

“Ficamos muito felizes pelos nossos resultados e estratégias servirem de parâmetro e inspiração internacional. A premissa básica é que temos que ter produtos de ponta e reconhecidos e negociação direta com as fábricas, sem atravessadores ou brokers que apenas encarecem os produtos finais. Essas conquistas e a satisfação dos clientes provam que o esforço de todos que fazem o Hard Rock Cafe Fortaleza é reconhecido. Nada disso seria possível sem a performance incrível da equipe de atendimento, bar e cozinha, que são o coração e o segredo do nosso sucesso. Estamos agora como um case de sucesso na Harvard Business Review e isso deixa todo o time envolvido orgulhoso”, finaliza Samuel.