Seguindo a programação iniciada no último mês de novembro, o 7º Festival Internacional de Circo do Ceará inicia mais uma etapa de seus eventos a partir de 20 de janeiro. Neste momento, o Programa Luz no Picadeiro, o público poderá conferir seminários, encontros, lives e videoaulas acerca do mundo circense.
Um dos destaques deste ciclo programático é o “III Seminário Ensino de Artes Circenses: Experiências de Vivência, Gestão e Memória”, que segue com rodas de conversas de 20 a 24 de janeiro, sempre às 15h, no YouTube.
Entre os tópicos a serem debatidos estão a arte da palhaçaria, segurança no circo, empreendedorismo no setor e políticas públicas para a área. Participando dos encontros estão nomes das cenas local, nacional e internacional, profissionais de setores associados, como economia e cultura. Todo o encontro é virtual e com acesso gratuito mediante inscrição.
O evento segue com lives no Instagram do festival nos dias 25 e 26 de janeiro. As conversas apresentadas abordarão a associação do circo com a saúde, e com tópicos mais técnicos, como as estruturas aéreas para para números circenses.
Sob a categoria de encontros artísticos, o festival reúne dois nomes do mundo do circo para debaterem suas visões sobre temas relevantes para o atual momento. Na quarta (27), é discutido “Comicidade e humor em tempos do politicamente correto”; e no dia seguinte é a vez das mulheres entrarem em cena com “Palhaçaria e Protagonismo Feminino”.
Encerrando esta etapa da programação, dos dias 29 a 31 de janeiro, o YouTube do festival exibe videoaulas sobre a criação de objetos circenses com materiais recicláveis. A prática permite que a arte do circo seja realizada por qualquer pessoa.
Após o Programa Luz no Picadeiro, a programação do 7º Festival Internacional de Circo do Ceará segue até março de 2021, com a realização de apresentações de artistas circenses pelo Circuito Leste, em Fortaleza, Aquiraz e Canoa Quebrada, com datas a confirmar.
Serviço
7º Festival Internacional de Circo do Ceará
Programa Luz no Picadeiro
20 a 31 de janeiro
YouTube e Instagram (@festivalcircoceara)
Inscrições – https://www.festivaldecircoceara.com/
Gratuito