Celebridades fazem campanha e doações para ajudar sistema de saúde do AM

Acompanhamos ao longo dos últimos dias o colapso no sistema de saúde do Amazonas. Nas redes sociais, iniciou-se uma grande movimentação em busca de cobranças, respostas e soluções para ajudar o povo amazonense.

Usando de suas plataformas, várias celebridades se uniram ao coro de suporte ao estado. Entre eles, Whindersson Nunes, Tirullipa, Tatá Werneck, Marília Mendonça, Wesley Safadão e mais. A atitude foi apreciada pelos seguidores e incentivou mais ações positivas.

Uma das ações mais notórias foi a de Whindersson. Ele compartilhava, em tempo real, as doações de seus amigos famosos. O humorista iniciou com a doação de 20 cilindros de 50 litros de oxigênio para o Amazonas.

Articulado dentro de um grupo de WhatsApp, mais figuras célebres se comprometeram a realizar doações. Tirullipa, Tatá Werneck, Simone Mendes, Tierry, Richarlyson Andrade, Wesley Safadão e Thyane Dantas, cada um doou mais 10 cilindros de 50 litros. O escritor Paulo Coelho e Marília Mendonça doaram 20 unidades, cada.

Tais doações não equivalem aos cilindros em si, mas ao valor de compra dos equipamentos, visto que o Amazonas está sem unidades e precisa importar de outros países, como a Venezuela, e comprar de outros estados.

Como este material deve ser transportado em aeronaves específicas, o grupo seguiu para outra estratégia. Whindersson compartilhou nas redes sociais que estava “mobilizando 3 aviões pra levar equipamentos hospitalares e 50 aparelhos BIPAP (ventilador pulmonar), já que não podemos transportar cilindros! Indo primeiro aos hospitais pequenos!”.

O humorista tem um irmão que mora na capital amazonense e se responsabilizará para fazer a distribuição das doações. A prioridade serão os hospitais pequenos e as unidades do interior do estado.

Um outro grupo também se mobilizou para enviar oxigênio ao Amazonas. Entre eles estão Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, Flávia Alessandra e Otaviano Costa, Antônio Fagundes e Alexandra Martins, Glória Pires e Orlando Morais, Gaby Amarantos, Maria Gadu, Thelma Assis, Fabíula Nascimento, Hugo Gloss e Felipe Neto.

Demais doações

Outro tipo de doação também tem ocorrido pelas redes sociais. Além do oxigênio, equipamentos de proteção individual também estão em falta nas unidades de saúde do estado. Entidades do Amazonas têm se reunido para arrecadar doações e comprá-los.

Para isso, eles arrecadam doações em dinheiro. Marcelo Adnet fez sua parte e ainda compartilhou um comprovante da transferência de R$ 1,5 mil que fez a uma das instituições.

Tatá Werneck também usou suas redes sociais para incentivar os amigos famosos. “Queria muito chamar meus amigos que tem condições para, se puderem, ajudarem também. Sei que não vai fazer diferença pra vocês e vai salvar vidas”.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES