Luiz Claudio Morais
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Desde a terça-feira (5) que a Bottega Veneta não pode ser encontrada nas redes sociais. Seus perfis online no Instagram, Twitter e Facebook foram excluídos, mas permanece no YouTube.
Procurados, a própria Maison e o conglomerado do qual a marca faz parte, o Kering, não comentaram o episódio. O sumiço acontece poucas semanas após a grife apresentar sua coleção da primavera de 2021.
Ainda não sabe-se se há algo por trás da movimentação, se á uma jogada de marketing digital ou sinal negativo para a gestão da marca. A certeza é que este é um dos assuntos mais comentados do mundo da moda.
Em 2021, uma marca ficar fora das redes sociais pode ser visto como suicídio comercial. Recentemente, a Forever 21 declarou falência após perder a batalha com outros fast fashions melhores posicionados digitalmente.
No entanto, este movimento é especulado como algo precioso nos dias atuais. Steff Yotka escreveu no site da Vogue americana que uma das possibilidades é tornar a marca ainda mais exclusiva do que já é, com esse apagão digital.
Ela ainda conta que o diretor criativo da Bottega Veneta, Daniel Lee, havia comentado que não gostava dos desfiles virtuais que aconteceram devido à pandemia. A fala indica o caminho que a brand pode ter seguido com este episódio.
Outro ponto debatido no artigo é o alcance da marca em outras lojas, que seria mais do interesse desses espaços fazer a divulgação das peças que a própria Maison. Além de já contarem com os looks escolhidos por celebridades como Kylie Jenner e Rihanna.
No entanto, mesmo visto como uma estratégia válida para um mercado contemporâneo, a Bottega Veneta está em busca de um gerente global para suas mídias sociais. Talvez seja apenas uma mudança de conceito e branding e seus perfis retornem em breve.