Como em todas as premiações, algumas pessoas ficam de fora, mas no Grammy de 2021, a ausência do músico The Weeknd pegou todos de surpresa. O cantor não foi indicado em nenhuma das 83 categorias do prêmio.
Seu último álbum “After Hours” foi o mais aclamado de sua carreira, com elogios entre os críticos e notas altas nos sites especializados. Após o anúncio, The Weeknd foi ao Twitter reclamar e chamou a organização de “corrupta.
“O Grammy continua corrupto. Vocês devem a mim, meus fãs e a transparência da indústria…”, escreveu o cantor na rede social.
A polêmica envolvendo a Academia de Gravações é antiga. Nos últimos anos, diversas acusações de racismo e sexismo foram direcionadas à organização.
A rapper Nicki Minaj reforçou o coro de insatisfação com o Grammy. Também no Twitter, ela escreveu que nunca esquece quando perdeu o prêmio de Artista Revelação quando tinha 7 músicas nas paradas da Billboard simultaneamente e tendo sido a maior primeira semana de uma rapper feminina na última década. “Ele deram [o prêmio] para o homem branco Bon Iver”, concluiu.

Até Elton John se manifestou em apoio a The Weeknd. No Instagram, o cantor disse que o hit “Blinding Lights” é, “em sua humilde opinião”, a música e a gravação do ano.
Rumores
Segundo revelado pelo site TMZ, o motivo de The Weeknd ter sido esnobado no Grammy de 2021 teria sido um boicote à negativa do cantor de dar exclusividade a uma apresentação na premiação.
Ele estaria negociando com o Grammy e com o show de intervalo do Super Bowl. O prêmio não queria que ele se apresentasse nos dois eventos, mesmo que eles fossem uma semana distantes.

Ao aceitar o Super Bowl, ele teria sido excluído das indicações. No Twitter, ele comentou que estava planejando uma performance no prêmio.
“Planejando de forma colaborativa uma apresentação por semanas para não ser convidado? Na minha opinião, zero nomeações = você não foi convidado!”, indagou Abel, nome verdadeiro do artista.
Artistas esquecidos
Não foi apenas The Weeknd que não foi indicado e causou surpresa nos fãs do mundo da música.
Katy Perry nunca ganhou o Grammy, mas nunca um álbum seu ficou sem indicações. Com “Smile”, lançado neste ano, ele não recebeu uma nomeação sequer. Faixas de sucesso, como “Daisies” e “Never Really Over”, ficaram de fora.

Bob Dylan já ganhou um Prêmio Nobel por suas letras, mas não foi lembrado no Grammy de 2021. Seu álbum “Rough and Rowdy Ways”, que já figura entre as listas de melhores deste ano, foi ignorado pelos votantes da Academia.
Uma artistas que, segundo especialistas, merecia mais destaque é Fiona Apple, que não teve seu álbum “Fetch the Bolt Cutters” ignorado para a categoria Álbum do Ano.