Estreia neste domingo (1º) a TV Otimista. Além de uma vasta programação jornalística, o novo canal apresenta também uma grade de entretenimento com programas sobre cinema, cultura, gastronomia, arquitetura e decoração e boemia
Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
Nasce neste domingo (1º) um novo conceito de televisão. Com o slogan “Informar e Inspirar”, a TV Otimista estreia com a ideia de oferecer ao público um canal de televisão inovador e múltiplo, com informação de qualidade e capaz de mostrar a potência empreendedora e criativa do povo brasileiro. Além de uma vasta programação jornalística, onde a informação é analisada com profundidade por jornalistas da casa e convidados, a TV Otimista apresenta também uma diversificada grade de entretenimento, com programas sobre cinema, cultura, gastronomia, arquitetura e decoração, urbanismo e boemia.
De acordo com o diretor de Entretenimento da TV Otimista, Émerson Maranhão, apesar de terem produções de natureza e com finalidade distintas, a programação jornalística e a de entretenimento dialogam entre si. “Nos programas de ambas as linhas de produção o espectador encontrará relevância de informação, conteúdo atraente e valoroso, opiniões qualificadas, análises em profundidade, ineditismo, e um olhar atento para os temas que mobilizam o interesse de nosso público”, explica o diretor.
A grade de entretenimento conta com cinco programas que vão ao ar de segunda a sexta, das 22 às 23h, com reprises em horários variados. Para comandar a programação, a TV Otimista convidou nomes consagrados nas suas áreas de atuação, como o artista plástico Totonho Laprovitera, a arquiteta Susana Clark Fiúza, o chef e restaurateur Pipo Gurjão, o cineasta Samuel Brasileiro e a jornalista Danielly Portela.
Programas
O entretenimento da TV Otimista começa a semana com o programa “Pipo”, apresentado pelo chef que dá nome à atração. Num híbrido de talk show e programa de gastronomia, a cada segunda-feira, Pipo recebe convidados para um bate-papo informal em locais ao ar livre de Fortaleza ou na cozinha, enquanto prepara um prato para o entrevistado. “Uma coisa que eu gosto de fazer na vida é conversar com gente nova, bater um papo leve, cozinhar junto, saber das novidades, o que a pessoa está fazendo… O programa é um bate-papo bem informal com um tema muito variado. Não é um programa só sobre gastronomia, só sobre moda, é sobre tudo”, conta o chef.
Já às terças-feiras, o público vai conferir o “Danielly Portella Conversa”. No programa, a jornalista Danielly Portela, nome já consagrado no jornalismo cearense, entrevista personalidades do Ceará e do Brasil, descortinando curiosidades relacionadas à profissão e à vida pessoal. Inspirada no programa que a apresentadora mantém em seu canal de YouTube desde janeiro deste ano, a atração terá nomes como Waldonys, Karla Karenina, Edmilson Filho, Bráulio Bessa, Lino Villaventura, entre outros.
Às quartas é dia de “Oba, obra!”, com a arquiteta e apresentadora Susana Clark Fiuza, que vai mostrar aos telespectadores o mundo da arquitetura e decoração. “A cada programa, a gente vai mostrar novidades de tecnologia, materiais, o que está acontecendo no mercado, os lançamentos. Vamos ter também um quadro em que respondo perguntas enviadas pelo público e isso bem é legal, porque aproxima. A cereja do bolo é o acompanhamento, passo a passo, de projetos reais de reforma de ambientes, criados e executados pelo meu escritório”, explica. O programa de estreia recebe a diretora da CasaCor Ceará, Neuma Figuereido, e mostra a obra em um apartamento de 280m2 localizado no Meireles.
Na quinta-feira, é dia de cinema com o “Primeiro Plano 22”, que tem como cenário o Cineteatro São Luiz, no centro de Fortaleza. A cada programa, o cineasta Samuel Brasileiro (vencedor do Kikito de melhor roteiro no Festival de Gramado 2019) recebe um realizador audiovisual para conversar sobre a sua trajetória, projetos e processo criativo. Antes da conversa, é exibido um curta-metragem do qual o convidado tenha participado. “A ideia é trabalhar as diversas formas de fazer cinema”, destaca Samuel. O primeiro convidado da atração é o cineasta Petrus Cariry, que está lançando seu novo longa, “O Barco”.
Finalizando a semana, às sextas, o artista plástico e arquiteto Totonho Laprovitera apresenta “Mosaico”, onde reúne arte, cultura e boemia. O programa conta com três quadros: Olhar Urbano, onde o apresentador passeia por marcos da cidade; Inspiração, no qual Totonho visita um artista para investigar seu processo criativo; e Happy Hour, que promove o encontro de dois convidados. “São conversas sempre num viés arte e cultura, mas de uma maneira bem descontraída. Numa exposição, por exemplo, não pretendo mostrar como evento social, mas como evento cultural, de alcance social, mostrando a curadoria, a montagem e seus conceitos gerais”, detalha Totonho.
Serviço:
TV Otimista
Estreia neste domingo (1º), a partir das 19 horas, com o primeiro debate dos prefeituráveis de Fortaleza.
Disponível nos canais 26 e 526 (Claro/NET), 181 (Brisanet) e 103 (Multiplay), bem como no site da TV Otimista (www.tvotimista.com.br)



























