Projeto do Sesc Ceará traz grandes espetáculos online este mês; em destaque, peça com Renata Sorrah

Na terceira edição, o projeto Dramaturgia Encena Sesc oferece ao público espetáculos e atividades formativas virtuais. Um dos destaques da programação é a atriz Renata Sorrah, que se apresenta ao lado da Companhia Brasileira de Teatro

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

O projeto Dramaturgia Encena Sesc dá início à sua terceira edição nesta quinta-feira (8), com performances dramáticas, oficinas, intercâmbios, bate-papos e workshop. Toda a programação é online, com transmissão pelo canal do Sesc Ceará no YouTube.

Em celebração ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, o Dramaturgia Encena Sesc deste mês lança luz sobre o envelhecer. “A gente está abordando o tema com assuntos que atravessam a questão do envelhecimento. Trazemos para a dramaturgia tanto questões sobre o assunto quanto artistas que são protagonistas enquanto pessoas idosas dentro da dramaturgia exercendo a profissão”, explica Wilquelina Ponciano, técnica de cultura do Sesc.

As atrizes Sílvia Moura e Renata Sorrah são algumas dessas protagonistas que ganham destaque nesta edição, com apresentação de performances dramáticas. A cearense Sílvia Moura abre a programação de outubro, nesta quinta-feira (8), às 20h, com “Anatomia das Coisas Encalhadas”, na qual discute a relação do uso e consumo das coisas com as pessoas.

Já a carioca Renata Sorrah, eternizada na memória do brasileiro especialmente pelo papel da vilã Nazaré Tedesco, da novela Senhora do Destino, apresenta, dia 15 de outubro, às 20h, a performance “Em Companhia”, ao lado da Companhia Brasileira de Teatro.

Com direção de Marcio Abreu, a montagem é uma compilação de textos de três obras em que Renata Sorrah atuou ao lado da Companhia, além de outros trabalhos do grupo. A peça fala sobre uma mulher que está sozinha em casa tentando fazer uma fala pública e evoca as vozes e a companhia de artistas que a ajudam a seguir em frente. O texto aborda temas como isolamento, lamentos, preconceitos e extremismo religioso.

Já nos dias 22 e 29, serão apresentados, respectivamente, os espetáculos “Interior”, com Tatiana Amorim, e “Jacy”, com o Grupo Carmin (RN). após as apresentações, às 21h, acontecerão bate-papos virtuais entre os artistas e o público.

Os espetáculos transmitidos pelo Dramaturgia Encena Sesc têm também o objetivo de arrecadar doações para o Programa Mesa Brasil Sesc, através de QRCode durante as lives das apresentações. Todos os espetáculos serão acessíveis para pessoas surdas com tradução simultânea em Libras. A programação completa pode ser conferida no site: https://tudoemcasa.sesc-ce.com.br/

Formação

Além das performances dramáticas, o Dramaturgia Encena Sesc promove atividades de formação como o curso Dramaturgias e Performances, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, às 19h, com o diretor e dramaturgo Márcio Abreu. As inscrições estão abertas até amanhã (7), através do link https://bit.ly/3mObczx. O investimento é de R$ 70.

 

Confira a programação dos espetáculos

Performances Dramáticas – Todas as quintas

8/10

20h – “Anatomia das Coisas Encalhadas” – Silvia Moura

A atriz faz um inventário do que guardou por anos. Ela questiona a relação com o descartável através do uso, da manipulação dos objetos, fazendo uma análise das relações pessoais. Em cena, a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro, uma busca pelo entendimento das relações como modo de operar a vida, um chamado à observação do consumo desenfreado de objetos e do uso das pessoas como parte de uma cadeia de consumo.

 

15/10 

20h – “Em Companhia” – Renata Sorrah – direção Marcio Abreu

A performance se articula a partir da fala de uma mulher em sua casa em outubro de 2020. Apesar de estar sozinha ela evoca as vozes e a companhia de artistas que a ajudam a seguir em frente. Uma sequência de momentos de intensidade de uma atriz. A teatralidade como potência inventiva e ativadora dos nossos sentidos de percepção do mundo, do momento presente, da vida agora.

 

22/10 

20h – “Interior” – Tatiana Amorim /Dramaturgia: Rafael Martins

A atriz Tatiana Amorim traz para a cena uma velhinha que insiste em não morrer. Ela já cruzou diversas gerações e sabe tudo a respeito da vida. Dá conta de todas as histórias prováveis e improváveis.

 

29/10 

20h – “Jacy” – Grupo Carmin (RN)

Conta a história real de uma mulher nascida em 1920, que se apaixonou por um capitão americano na 2ª Guerra, atravessou a ditadura no coração político do Brasil e terminou seus dias sozinha em Natal (RN). Um assunto que atravessa toda a peça é a forma como a sociedade brasileira trata os mais velhos e suas histórias.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES