Um dos eletrodomésticos mais queridos pelos brasileiros, a airfryer é uma opção no preparo de alimentos para quem quer consumir menos gorduras. Confira as dicas de uso e receitas para você ir além das batatas fritas
Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
A praticidade proporcionada pelos eletrodomésticos revolucionou as formas de cozinhar ao longo do tempo. Nesse período de isolamento social, quando todo mundo precisou correr para a cozinha e mesmo assim seguir com suas rotinas de trabalho dentro de casa, eles se mostraram ainda mais essenciais. Uma das grandes febres dos últimos anos, a airfryer (a famosa fritadeira elétrica) quebrou o galho de muita gente em tempos corridos. Mas não só isso. Ela é também uma maneira mais saudável de preparar os alimentos, especialmente os fritos.
O método de cocção dos aparelhos de airfryer é simples: resistências elétricas como as dos chuveiros e fornos elétricos produzem calor em altas temperaturas e esse ar quente fica circulando dentro do aparelho passando pelo alimento. De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Unifametro, Natália Cavalcante, por não precisar fazer a imersão do alimento em gordura para fritá-lo, o método de cocção acaba sendo uma alternativa mais saudável para quem quer reduzir calorias ou precisa baixar consumo de gorduras.
“Ela vai utilizar uma quantidade bem menor de gordura para fazer ficar com aquela crocância e aquela similaridade da fritura. Se o objetivo for substituir uma opção frita, ela é válida”, explica a docente. Ela lembra, porém, que a fritura na airfryer também tem aspectos negativos. “Como os outros métodos de cocção, ela pode gerar a liberação de substâncias cancerígenas típicas de quando um alimento é submetido a uma temperatura muito elevada”, alerta.
Opções de receitas
Apesar de ser mais utilizada para preparar alimentos empanados ou pré-assados, a airfryer permite inúmeras possibilidades de receitas. Muito além das famosas batatas fritas congeladas, ela pode ser utilizada para assar pizza, pão de queijo, legumes, cozinhar doces e até fazer churrascos.
Alimentos com maior teor de gordura, como coxinhas de frango, quibes e picanha, têm mais possibilidade de ficarem com sabor e textura iguais ou até melhores do que no forno tradicional. Você só precisa ficar atento ao tempo e à temperatura ideais para não deixar o alimento ressecado demais.
As possibilidades são tantas que pela internet já há diversos sites com opções de receitas para serem feitas na airfryer. Um passeio rápido pela web e você encontrará receitas rápidas, fáceis e boas para todas as ocasiões. Uma dica é visitar o blog “Fritadeira sem Óleo”, do youtuber e blogueiro Maurício Rodrigues, que além das receitas, passa dicas de cuidados e formas de utilizar a airfryer.
Confira as nossas dicas de receitas
Legumes Crocantes na Airfryer
Ingredientes
Usar os legumes de sua preferência, aqui vão algumas sugestões:
– 1/2 Batata Doce ou 1/2 Batata Inglesa
– 3 talos de Brócolis
– 1/2 cenoura
– 1 pedaço de Jerimum
– 1/2 xícara de Grão de Bico já cozido
– Sal a gosto
– Temperos de sua preferência a gosto (Pimenta-do-reino, Páprica Picante, Orégano, Ervas finas)
– Azeite a gosto
Como Fazer
1.Corte os legumes no formato de sua preferência (palitos, rodelas, etc).
2.Pincele o azeite nos legumes e tempere bem, esfregando para que o tempero pegue em todos os ingredientes.
3.Arrume na cestinha da Airfryer e asse a 190º por 10 minutos.
4.Retire a cestinha, mexa os legumes e coloque novamente para assar por, em média, mais 10 minutos.
5.Ficam sequinhos e crocantes. Bom apetite!
Receita: Adriana Pontes
Coxinha da asa na airfryer
Ingredientes:
– 1 bandeja de coxinha da asa
– Shoyu
– 3 dentes de alho amassado
– Pimenta do reino moída na hora
– Sal a gosto
Modo de preparo:
Tempere as coxinhas com alho, pimenta do reino e uma pitada de sal (cuidado com a quantidade porque o shoyu já é bastante salgado). Regue as coxinhas com shoyu e deixe descansando por uns 20 minutos. Pré-aquece o airfryer por 3 a 5 minutos em temperatura alta e coloca as coxinhas por aproximadamente 25 minutos a 200°. Na metade da fritura vire as coxinhas para assar por igual. Se necessário, volte as coxinhas à airfryer e deixe assar por mais 5 minutos.






















