Confira dicas de especialistas para montar o home office ideal

Boa parte das empresas deve adotar o home office como prática definitiva. Confira  dicas de especialistas para montar o seu ambiente de trabalho em casa de uma forma confortável e produtiva

Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br

Uma pesquisa realizada pela consultoria Cushman & Wakefield apontou que 73,8% das empresas pretendem adotar definitivamente o home office no Brasil após a pandemia do novo coronavírus. No levantamento foram ouvidos 122 executivos de multinacionais que atuam no País. Antes da pandemia, apenas 42,6% das empresas nunca haviam adotado a prática.

Embora já fosse tendência em várias partes do mundo, para muita gente trabalhar de casa ainda é confuso, principalmente porque requer a criação de uma nova rotina e de um ambiente de trabalho antes projetado para ser apenas espaço de lazer. Para te ajudar a montar um home office confortável e produtivo, O Otimista foi buscar as melhores dicas com especialistas. Confira!

1 – Conforto em primeiro lugar

Para produzir mais e melhor, é imprescindível que você tenha um ambiente tranquilo e confortável. A primeira dica é: siga regras básicas de ergonomia, como deixar a tela do computador na altura dos olhos ou um pouco abaixo deles. Escolha uma cadeira tipo office, com altura ajustável para que seus pés fiquem sempre apoiados em algo e não cause dor na coluna. Para um adulto, a altura ideal da mesa fica em torno de 70 e 80 centímetros.

2- Escolha do ambiente

Escolha um local para trabalhar onde não haja distração e que transmita calma. Dê preferência aos espaços com iluminação e ventilação naturais. Caso não disponha, prefira locais bem iluminados. “A luz amarela é uma luz de descanso, de aconchego. Já a luz branca é mais funcional, ela transmite uma coisa de mais atenção, mais concentração”, explica Stefanny Costa, arquiteta e especificadora da Floraplac.

3- Cuidado com as inspirações

Inspirar-se nos home office de revista é bacana, mas antes de adotar o estilo, avalie se combina com você, se aquela cor “diferentona” que você achou linda não vai te cansar no segundo mês de trabalho. O branco e cores mais neutras, como o Fendi, Viena e Kiev, trazem uma linha mais clean e leve, enquanto cores mais modernas como o Malta e o Safira proporcionam descontração e criatividade. “Um estilo que eu indico é o escandinavo, que está em alta e combina cores neutras com linhas mais retas. É um estilo simples e, ao mesmo tempo, sofisticado”, indica Stefanny Costa.

4- Plantas são bem-vindas

Um verdinho à vista traz sempre uma sensação de paz e embeleza o ambiente. As jiboias são plantas bem resistentes e excelentes opções para espaços sem luz direta.

5 – Organize-se

Retire de perto de você tudo o que possa lhe trazer distração. Limpe a mesa de trabalho e deixe por perto apenas o necessário para a execução do seu trabalho. Nichos, prateleiras e estantes vão ajudar na organização desse material. “Evite deixar coisas do seu trabalho espalhadas pela casa para evitar que você precise ficar levantando e perdendo tempo”, recomenda a personal organizer Leide Ferreira, da Leide Organiza. Para que não tem um local isolado de trabalho em casa, ela indica utilizar caixas, ficheiros ou gaveteiros para manter todo o material necessário por perto. “Deve ser algo que tenha mobilidade para você levar aonde quer que vá trabalhar”, ressalta.

6- Estabeleça uma rotina

Se você tem flexibilidade de horários, procure o momento em que a casa esteja mais tranquila e estabeleça a sua rotina. “É importante que sejam determinados os horários para as atividades de casa, o horário de trabalho e de refeições, para que as coisas não se misturem durante o dia e, ao final, você fique com a sensação de que não conseguiu fazer nada”, aconselha Leide Ferreira.

7- Planeje seu dia

Evite começar o dia sem saber o que fazer ou por onde começar. Ter tudo planejado aumenta a produtividade e mantem o foco. “Você pode fazer isso diariamente, planejar o dia de trabalho ou o próximo dia, ou fazer uma programação semanal. Isso vai te dar um direcionamento e garantir uma produtividade melhor”, garante a personal organizer. Um bom recurso para deixar sua lista de afazeres sempre à mostra são os murais. “O que colocar no mural? O seu cronograma de trabalho, sua rotina com horários para iniciar e finalizar, metas, frases motivacionais e coisas que te deem ânimo”, diz Leide.

8– Crie um ritual de home office

Nada de trabalhar de pijama ou com aquela roupa velha de dormir. Acordar e fazer todo o ritual de preparação como se fosse sair para trabalhar é importante para ajudar o nosso cérebro a distinguir o momento de lazer do trabalho. “Se você vai trabalhar à tarde, depois do almoço, então tome um banho, troque de roupa e vá para o local definido de homeoffice. Isso é importante para nosso cérebro se organizar”, destaca Leide Ferreira.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES