O designer paulista Sam Profeta criou uma página na internet para estimular outros profissionais da área a postarem cartazes, que serão vendidos com renda revertida para ajudar moradores de rua acometidos pelo novo coronavírus
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Em tempos de pandemia, muitos profissionais do audiovisual estão se solidarizando com as vítimas da covid-19. Nessa onda solidária, o designer Sam Profeta criou uma página no Instagram (@covidesigners) para a publicação de cartazes, que serão revertidos em fundos para a população vulnerável acometida pela doença.
“O projeto surgiu a partir de um sentimento de angústia ao ver a pandemia da covid-19 chegando ao Brasil e afetando cada vez mais pessoas. E sabemos que os grupos que serão mais atingidos são os moradores de comunidades carentes e pessoas em situação de rua. Então surgiu uma ideia: e se fizéssemos cartazes lindos, positivos e inspiradores, que funcionassem como recompensa para arrecadarmos fundos para a população que tem sofrido as consequências da covid-19?”, explica ele.
O projeto, que reúne profissionais criativos, tem dois intuitos principais. Levar um pouco de luz para esse momento tão sombrio que estamos vivendo e arrecadar fundos por meio da campanha de financiamento coletivo. “Os cartazes são impressos em risografia (marca de impressoras/copiadoras criadas no Japão para viabilizar impressões de baixo custo e em alto volume) como
recompensa”, diz ele.
Sam Profeta acredita na importância dos designers se envolverem em questões sociais “e, dessa forma, utilizarem o design como ferramenta de transformação da sociedade”. Quanto aos valores arrecadados, ele explica que, uma vez subtraídos os custos de impressão e envio, o valor líquido será repassado ao projeto “Ninguém Mora na Rua”, que dá apoio aos moradores de rua da comunidade Capão Redondo e outras regiões
vulneráveis de São Paulo.
“Esse projeto começou em março deste ano, com um pequeno grupo de voluntários do Capão Redondo. Em três meses, já foram produzidas e distribuídas mais de duas mil marmitas às pessoas de extrema invisibilidade”,
conta o designer.
Segundo ele, o grupo também tem mobilizado outras doações de produtos de higiene pessoal, vestuário e cobertores. “Com a extensão da crise e do inverno, o projeto tem buscado se estruturar com uma maior rede de coordenadores e voluntários para ampliar seu impacto de forma a alcançar um maior número de beneficiados e também buscar soluções para a ressocialização e ganho de cidadania
destas pessoas”.
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Conheça o projeto e contribua no instagram @covidesigners


























