Nesta quinta-feira (28), o Museu da Fotografia Fortaleza inaugura a “Visita 360º” da exposição Bob Wolfenson: Retratos. É a oportunidade de conferir ou rever, direto de sua casa, o trabalho de um dos mais renomados fotógrafos brasileiros
Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br
Os amantes da fotografia que ainda não tiveram a oportunidade de conferir ou que gostariam de rever a exposição Bob Wolfenson: Retratos – em cartaz no Museu da Fotografia desde outubro do ano passado -, agora poderão apreciar os mais de 150 retratos da mostra pela internet a partir desta quinta-feira (28), quando será lançada a “Visita 360º”.
Para facilitar o acesso à exposição e pensando na reclusão social das pessoas por conta da pandemia, o museu disponibilizará um link no seu perfil do Instagram (@museudafotografiafortaleza) com direcionamento para a visita no Google Street View. A mostra, que tem curadoria de Rodrigo Villela e assistência de curadoria de Fábio Furtado, reúne personalidades da cultura, do esporte, da
política e da moda.
“Partimos de uma seleção inicial de mais de mil fotografias até chegarmos ao conjunto que apresentamos aqui na exposição. Foi um trabalho árduo, mas extremamente prazeroso”, explica Rodrigo Villela. Entre as personalidades retratadas que podem ser conferidas na exposição virtual: as atrizes Fernanda Montnegro, Taís Araújo e Camila Pitanga; as cantoras Anitta e Ludmila, os atores Lázaro Ramos e Zé Celso (também diretor) e os políticos Lula, Luiza Erundina, Fernando Henrique Cardoso e Paulo Maluf.
“A gente planejou essa semana pensando na exposição. Além do 360 (‘Visita 360°’) vão acontecer outras ações. Nesta terça iremos disponibilizar um vídeo do Bob no Instagram do museu, em que ele fala sobre a vida pessoal, seu trabalho e sobre a exposição. Já no sábado iremos repostar a palestra que ele deu no dia da abertura da exposição no YouTube, onde iremos colocar um post, também no Instagram, direcionando para o acesso”, conta Tomaz Maranhão, assistente administrativo do Museu da Fotografia Fortaleza.
Oficina de Autorretrato
O Núcleo Educativo do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) realizará nesta-sexta-feira (29), no perfil do Instagram da instituição, a “Oficina de Autorretrato”. A inspiração para a realização da ação será a obra de Vik Muniz, fotógrafo e artista plástico. “Para participar, é necessário ter em mãos uma foto (sem muitos detalhes), uma folha de papel ofício, lápis e tudo o que você achar que pode compor seu retrato (arroz, feijão, macarrão parafuso, café, botões, papel colorido e muito mais)”, informa o museu.
Serviço
“Visita 360º” da exposição “Bob Wolfenson: Retratos”
Onde: Instagram do MFF (@museudafotografiafortaleza)
Quando: Nesta quinta-feira (28)






















