Espetáculos de teatro para assistir durante a quarentena

Não faltam opções de espetáculos teatrais que podem ser encontrados na hora de navegar pela internet. Vale a pena assistir e compartilhar

Emanuel Furtado
emanuelfurtado@ootimista.com.br

Muitos grupos, escolas, artistas e espaços ligados às artes cênicas liberaram uma diversificada lista de espetáculos de teatro em suas plataformas digitais, que se colocam como opções de lazer e aprimoramento do conhecimento cultural nesse período de reclusão social. Se você é daqueles que está com saudade de mergulhar nesse universo, essa é uma ótima oportunidade para se atualizar, ver e até mesmo rever grandes obras teatrais nacionais e internacionais, e aplaudir de casa mesmo.

“Sem poder fazer teatro com o meu grupo (Teatro Máquina), nem dar aulas, nem muito menos, claro, poder ir ao teatro, me conformo ao que ainda me aproxima um pouco dessa experiência e tenho tentado assistir alguns espetáculos que grupos, teatros e artistas tem gentilmente disponibilizado em plataformas online. Tento não assistir só, compartilho os links com amigos e alunos e, quando dá, conversamos durante a exibição do vídeo ou depois sobre o que vimos”, conta Fran Teixeira, coordenadora e professora da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) e dos programas de Pós-Graduação em Artes do IFCE e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Também artista, ela conta que “A Mãe” (Die Mutter) – encenação de 1977 – foi o primeiro espetáculo teatral que viu nesses dias de isolamento por conta da pandemia. E indica: “É uma peça escrita por Brecht (Bertolt), a partir do romance homônimo de Gorki (Maksin). A ideia do Schaubühne (teatro) de Berlim foi de tornar disponível um espetáculo diferente diariamente, durante algumas horas. No site deles é possível acompanhar a programação e planejar assistir algum deles até dia 19 de abril”, explica ela. Fran Teixeira também recomenda outros espetáculos realizados por grupos teatrais que admira. Na lista: “Romeu e Julieta”, do grupo mineiro Galpão; “Avental Todo Sujo de Ovo”, do grupo cearense Ninho de Teatro e “Tercer Cuerpo”, do grupo argentino TIMBRE 4.

Para o ator Murillo Ramos, esse é um momento oportuno para as pessoas conhecerem espetáculos e artistas. “Nessa época em que todos estão guardados em casa, nada como você expandir informação, assim como conteúdo. E vários grupos de teatro do Brasil estão abrindo links, que antes eram fechados (geralmente abertos para curadores), para as pessoas conhecerem o que está sendo produzido”. Também diretor, ele indica para o leitor a peça cearense “AQUELAS – uma dieta para caber no mundo”, desenvolvida com o grupo Manada Teatro, assim como os espetáculos (“Cacilda”, “Os Sertões” e “As Bacantes”) do grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona, dirigidos por Zé Celso Martinez. Já a atriz Lua Ramos destaca o espetáculo “O Beijo no Asfalto”, do brasileiro Nelson Rodrigues. “É uma montagem de 2016 com uma turma que estava se formando no grupo Tablado. O texto é fabuloso e falar e assistir a uma obra do Nelson é sempre muito bom”.

MAIS

O Porto Iracema das Artes (www.portoiracemadasartes.org.br) divulgou uma série de espetáculos que podem ser conferidos nas suas plataformas online. Confira alguns deles!

Espetáculos cearenses

Apareceu a Margarida”, de Ricardo Guilherme
Dois Vagabundos à Sombra da Espera”, Coletivo Atuantes em Cena
Baldio”, Pavilhão da Magnólia
Final da Tarde”, Grupo Teatro de Caretas
Metrópole”, Inquieta Cia
Orlando”, Grupo Expressões Humanas
Restos Cavam Janelas”, Comedores de Abacaxi S/A

Espetáculos nacionais

O Amargo Santo da Purificação”, Ó Nóis Aqui Traveiz
Amor Te Espero”, Barracão Teatro
Automákina Universo Deslizante”, Grupo De Teatro De Pernas Pro Ar
Circo do só eu”, Barracão Teatro
Hysteria”, Grupo XIX de Teatro

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES