Domingo é dia de Oscar! Confira curiosidades da edição deste ano

A 92ª edição do Oscar acontece neste domingo (9), em Los Angeles. Confira as principais curiosidades dos filmes e artistas que concorrem à estatueta

Faça o seu bolão e prepare o balde de pipoca que a 92ª edição do Oscar está prestes a começar. A maior premiação do cinema mundial será neste domingo (9), no Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA), com transmissão para o Brasil em canais de TV aberta, fechada e por sites. Para os cinéfilos, a festa é quase uma final de Copa do Mundo e esta edição está ainda mais empolgante por alguns ineditismos e curiosidades que traz. Confira!

Coringa é líder

O filme “Coringa” lidera a lista de indicações e concorre em 11 categorias. Outras três produções (1917, Era uma vez em.. Hollywood e O Irlandês)concorrem em 10 categorias.

Dupla indicação

Apesar de ser figura fácil em grandes produções de Hollywood, a atriz Scarlett Johansson nunca tinha sido indicada a um Oscar. Nesta edição, ela recebeu logo duas de uma vez. Ela concorre ao prêmio de melhor atriz por sua atuação em “Histórias de um Casamento”, e de melhor atriz coadjuvante por “Jojo Rabbit.”

Novinha superindicada

Já a atriz Saoirse Ronan, de apenas 25 anos, está recebendo a sua quarta indicação ao Oscar, tornando-se a segunda mulher mais nova a alcançar a marca, ficando atrás apenas de Jennifer Lawrence.

Quase recordista

O compositor John Williams recebeu a sua 52ª indicação ao Oscar, desta vez pela trilha sonora de “Star Wars: a ascensão Skywalker”. Com esta indicação, ele se aproxima da marca individual de Walt Disney, que concorreu a 59 prêmios. Das 52 indicações, John Williams já venceu cinco.

Gigante do streaming

Quem também abocanhou boa parte das indicações foi a Netflix, que teve 24 indicações nesta edição. É a primeira vez que um serviço de streaming lidera o número de indicações. Ela concorre com O Irlandês (10), História de um Casamento (6), Dois Papas (3), Klaus (1), Democracia em Vertigem (1), Perdi Meu Corpo (1), Indústria Americana (1) e A Vida em Mim (1).

Scorsese leva?

Apesar de ser um dos mais respeitados diretores de cinema e já ter sido indicado oito vezes à estatueta de Melhor Diretor, Martin Scorsese só levou o prêmio para casa uma vez, em 2007, por “Os Infiltrados”. Nesta sua nona indicação, ele concorre com “O Irlandês”.

Allen X Tarantino

Quentin Tarantino já tem no currículo dois Oscar de Melhor Roteiro Original, um por “Pulp Fiction” (1994) e outro por “Django Livre” (2012). Nesta edição, ele recebeu a sua quarta indicação por “Era Uma Vez em… Hollywood”. Caso ele vença na mesma categoria, se iguala em número de estatuetas de Woody Allen, que foi indicado 16 vezes.

Coreano na área

Grandes expectativas se voltam para o filme “Parasita”, do diretor Bong Joon-ho. Pela primeira vez, um filme sul-coreano concorre tanto na categoria de Melhor Filme Internacional, quanto a Melhor Filme. “Parasita” recebeu indicações ainda a Melhor Design de Produção, Melhor Montagem, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção. É o sexto filme de língua não-inglesa a concorrer à dupla premiação, porém nenhum levou a estatueta de melhor filme até agora.

 

Onde assistir:

A partir das 18h10 (horário de Brasília), no site G1 começa a transmissão ao vivo, já com a prévia da cerimônia e a chegada de artistas e técnicos ao tapete vermelho. A partir das 20h, o Canal E! inicia a sua transmissão, também pegando o tapete vermelho. O TNT dá início à transmissão às 20h30 e a Rede Globo só começa a transmitir após o Big Brother Brasil.

 

APOSTA DE CINÉFILA

Com a agenda já organizada para assistir a mais uma edição do Oscar com os amigos cinéfilos, a estudante Selma Sodré já fez o bolão e conta em quem está apostando: “Oscar quase sempre é bem previsível. Até porque existem várias outras premiações que o antecedem e servem de termômetro. Quase todos os anos dá para saber antecipado quem leva as categorias principais. Considerando estas questões, quem deve levar é 1917, que já levou, por exemplo, o Globo de Ouro”

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES