A lista dos filmes que concorrerão ao Oscar 2020 traz entre os indicados o documentário brasileiro “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa. Coringa lidera em número de indicações
Naara Vale
naaravale@ootimista.com.br
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13), em Los Angeles, os indicados ao Oscar 2020. Como esperado, “Coringa” foi o filme com o maior número de indicações, 11 no total. Seguidos dele estão “Era uma vez em… Hollywood”, “1917” e “O Irlandês”, com 10 indicações cada. O Brasil também terá um representante concorrendo ao prêmio. “Democracia em Vertigem”, da diretora Petra Costa, que mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff, concorre na categoria de Melhor Documentário.
\Um dos destaques da lista é o filme coreano “Parasita”, que além de concorrer como Melhor Filme em Língua Estrangeira, ainda disputa nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Bong Joon Ho), Melhor Edição e Melhor Roteiro Original. “História de um Casamento”, “Adoráveis Mulheres” e “Jojo Rabitt” também figuram entre os mais indicados.
Para o crítico de cinema Márcio Sallem, editor do blog Cinema com Crítica, apesar de previsível, a lista de indicados foi justa. “Diante da tendência que a temporada de premiações apresentou para o público, acaba sendo natural que a lista tenha sido essa. Tiveram algumas surpresas agradáveis e outras desagradáveis, como a não indicação da Lupita Nyong’o, por “Nós”, e de Awkwafina,por ‘A Despedida’. Ao mesmo tempo teve boas lembranças, como o papa Francisco interpretado por Jonathan Pryce, em ‘Dois Papas’, e o Antonio Banderas, que interpreta o alter ego de Pedro Almodóvar, em “Dor e Glória’, diz o crítico.
Quem tem chances
Para ele, apesar das várias indicações, “Coringa”, por ter origem numa história em quadrinhos, e “O Irlandês”, pela longa duração, não devem levar o prêmio de Melhor Filme. “Até o momento, eu diria que ficaria entre o ‘Era uma vez em… Hollywood’, mesmo porque o Tarantino nunca teve um Oscar de Melhor Filme, e ‘1917’, que acabou ganhando muita força com os prêmios recentes e com o impulso das bilheterias, já que ele estreou recentemente nos Estados Unidos com resultados impressionantes. Hollywood gosta muito de guerra e gosta muito dela mesma”, aposta.
Já sobre o documentário brasileiro, Marcos Sallem não é muito otimista. Segundo o crítico, há outros “mais intensos”, como define, com mais chances de levar a estatueta para casa. “Não creio que temos chances de trazer o prêmio, embora já seja um prêmio a nomeação. Sei que perece aquela desculpa ‘importante é participar’, mas chegamos, dentro de mais de 100 documentários, aos cinco finalistas. Acho que é um mérito, um feito na história do cinema brasileiro que deve ser celebrado”, opina.
A 92ª cerimônia do Oscar acontecerá em 9 de fevereiro. Confira a lista completa dos filmes indicados.
Principais indicados
MELHOR FILME
Ford vs Ferrari
O Irlandês
JoJo Rabbit
Coringa
Adoráveis Mulheres
História de um Casamento
1917
Era Uma Vez Em… Hollywood
Parasita
MELHOR ATOR
Antonio Banderas – Dor e Glória
Leoardo DiCaprio – Era Uma Vez em… Hollywood
Adam Driver – História de um Casamento
Joaquin Phoenix – Coringa
Jonathan Pryce – Dois Papas
MELHOR ATRIZ
Cythia Erivo – Harriet
Scarlett Johansson – História de um Casamento
Saoirse Ronan – Adoráveis Mulheres
Charlize Theron – O Escândalo
Renée Zellweger – Judy: Muito Além do Arco-Íris
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tom Hanks – Um Lindo Dia na Vizinhança
Anthony Hopkins – Dois Papas
Al Pacino – O Irlandês
Joe Pesci – O Irlandês
Brad Pitt – Era Uma Vez em… Hollywood
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Kathy Bathes – Richard Jewell
Laura Dern – História de Um Casamento
Scarlett Johansson – JoJo Rabbit
Florence Pugh – Adoráveis Mulheres
Margot Robbie – O Escândalo
MELHOR DIREÇÃO
Martin Scorsese – O Irlandês
Todd Phillips – Coringa
Sam Mendes – 1917
Quentin Tarantino – Era Uma Vez em… Hollywood
Bong Joon Ho – Parasita
MELHOR DOCUMENTÁRIO
American Factory
The Cave
Democracia em Vertigem
For Sama
Honeyland
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
O Irlandês
JoJo Rabbit
Coringa
Adoráveis Mulheres
Dois Papas
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Entre Facas e Segredos
História de um Casamento
1917
Era Uma Vez em… Hollywood
Parasita






















