Alunos da Escola Thomaz Pompeu Sobrinho iniciam restauração de vitral da Sefaz

Alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho iniciam nesta sexta-feira (23) o processo de restauração do vitral da Secretaria da Fazenda do Ceará. O trabalho é fruto de parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), órgão ao qual pertence a escola, que tem gestão do Instituto Dragão do Mar.

Serão cerca de 50 dias de trabalho compreendido por quatro etapas: avaliação, mapeamento de danos, higienização e recuperação. Elas serão desenvolvidas no local em que o vitral está instalado e nos ateliês da escola.

Os jovens selecionados para o trabalho são alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais com foco na Técnica com Vitrais. Outros prédios do Estado já foram restaurados por alunos da escola, como Cineteatro São Luiz e o Sobrado Dr. José Lourenço.

O vitral foi inaugurado em 1927 com o Palácio da Fazenda (sede da Sefaz). Ele tem seis metros de altura e foi confeccionado pelo italiano Cesare Formenti e seu filho Gastão. Amos eram donos do Atelier Formenti, renomado estúdio do início do século 20, localizado no Rio de Janeiro. Entre peças feitas pelo estúdio estão o Palácio Tiradentes, sede do Governo do Rio.

 

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES