Setur deve capacitar mais 1,8 mil pessoas para o turismo

A forte expansão da atividade turística dos últimos anos, impulsionada pelo hub aéreo implementado em 2018, tem demandado mais profissionais qualificados. Nos últimos 12 meses, o Aeroporto de Fortaleza teve aumento de 102% na quantidade de turistas estrangeiros, que passou de 251.854 para 510.823 passageiros, enquanto a  movimentação doméstica cresceu 16,6%, passando de 5,6 milhões para 6,6 milhões. De olho neste mercado crescente, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) tem ampliado as ofertas de cursos profissionalizantes e de idiomas.

Estas ações pertencem ao Programa de Valorização da Infraestrutura Turística (Proinftur) que, de 2017 pra cá, abriu 66 turmas de cursos de capacitação em diferentes áreas relacionadas ao turismo, beneficiando cerca de 1,4 mil pessoas do Litoral Oeste. Este ano serão disponibilizadas outras 90 turmas, com previsão de receber 1,8 mil novos alunos. Já pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que atua no Litoral Leste e nos Maciços de Baturité e Ibiapaba, foram 79 turmas que capacitaram quase 1,7 mil pessoas durante o ano passado.

“O turismo é um grande distribuidor de renda. Chega no transporte, no artesanato, na alimentação, no vestuário etc. Beneficia do grande ao pequeno. Comecei nessa área há quase 40 anos e já acreditava que seria a grande atividade econômica do Estado. Hoje a gente vê isso e a tendência é só crescer. Por isso, uma das nossas estratégias é essa, desenvolvermos também ações de capacitação”, destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

*Com informações da Setur.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES