O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na manhã desta quarta-feira (16), a chamada dos pacientes que serão beneficiados pelo Plantão Saúde Cirurgia. A iniciativa conta com 34 prestadores de serviços de saúde contratados ou em processo de contratação que realizarão 8.162 cirurgias em sete especialidades. A iniciativa visa reduzir a fila de cirurgias eletivas de média e alta complexidade no Ceará.
Na primeira etapa do programa, serão destinados R$ 52,4 milhões para o pagamento desses procedimentos, inclusive exames pré e pós-operatórios. A iniciativa deve contemplar 12.466 cirurgias eletivas de alta e média complexidade. Um total de R$ 100 milhões foi disponibilizado pelo Estado para essa finalidade.
“Nós lançamos um edital para que tanto hospitais filantrópicos quanto particulares pudessem aderir ao programa. Catorze instituições já apresentaram seus contratos. O próximo passo agora é a Secretaria apresentar toda a relação de pacientes para que essas instituições já convoquem esses pacientes a partir de segunda-feira”, explicou o governador.