Grandes mestres da música instrumental brasileira comandarão shows e oficinas na 8ª edição do Festival Fortaleza Instrumental. Realizada de 8 a 9 de agosto, a iniciativa oferece uma plataforma para a expressão artística e celebração da riqueza da música sem letras.
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
A capital cearense vibrará ao som das melodias. O Festival Fortaleza Instrumental, uma das mais importantes iniciativas de produção cultural do estado, está de volta em sua oitava edição. Nos dias 8 e 9 de agosto, o histórico Theatro José de Alencar abrigará uma programação totalmente gratuita com atividades formativas e apresentações de grandes nomes da música que prometem encantar a todos.
“É muito importante propiciar a continuidade de realização do Festival Fortaleza Instrumental, pois sua programação sempre apresenta o melhor da produção da música instrumental do Ceará e do Brasil. Esse evento, totalmente gratuito, sempre priorizou a junção da difusão desse gênero de música com a formação musical de jovens músicos e interessados em geral no tema”, enfatiza o idealizador e coordenador geral do evento, Pingo de Fortaleza.
Artistas que dominam a arte de contar histórias através da música compõem a programação. Já no primeiro dia da iniciativa, sobem ao palco do Theatro o acordeonista Zé do Norte, maestro da Orquestra de Sanfonas do Ceará, que já acompanhou artistas como Amelinha, Belchior e Dominguinhos; o contrabaixista produtor e arranjador e artista de longa trajetória no cenário da música do Ceará, Edmundo Vitoriano; e o pianista, arranjador, compositor e multiinstrumentista André Mehmari, saudado como uma importante referência no cenário da música brasileira contemporânea com obras executadas por importantes formações como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

No dia 9, encerramento do festival, é a vez do guitarrista Lu D’Sosa, grande nome da música instrumental presente em trabalhos musicais de grandes artistas como Fagner, Dominguinhos, Waldonys, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo; do violonista e multi-instrumentista Fábio Lima, um dos maiores nomes do violão moderno, ganhador da última edição do Julian Bream Prize; do mestre Egberto Gismonti, multi-instrumentista e compositor brasileiro incluído na lista 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão pela revista Rolling Stone Brasil em 2012; e Daniel Murray, considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, além de intérprete e compositor e arranjador.
“Estamos muito felizes de retomarmos a agenda desse festival, que já apresentou em suas edições anteriores artistas como Toninho Horta, Wagner Tiso e muitos outros da primeira linha da música instrumental brasileira e sempre valorizou a produção musical cearense, de nomes como Mimi Rocha, Nonato Luiz, Nélio Costa, entre tantos outros”, relembra Pingo.

Formação
Além dos shows, durante a programação do Festival Fortaleza Instrumental, serão ofertados oficinas e workshops gratuitos e abertos para o público em geral, além de músicos iniciantes e profissionais em busca de aprimorar seus conhecimentos e técnicas. No dia 8, explorando a universalidade da música e expandindo seus horizontes musicais, André Mehmari ministra a oficina “A Música sem Fronteiras”. No mesmo dia, a jornada formativa musical continua com Zé do Norte, partilhando os seus conhecimentos sobre o tradicional instrumento nordestino na oficina “O Acordeon na Música Nordestina (teoria e prática)”. Ambas atividades serão realizadas na Sala Izaíra Silvino (Foyer).
No dia seguinte, Fábio Lima fala sobre tecnologias aplicadas ao violão na oficina “Violão em Tempos Tecnológicos”. Encerrando o ciclo das ações formativas do festival, Lu D’Sosa usará suas habilidades musicais para conduzir a oficina “Prática de Conjunto com Lu D’Sosa”. As formações acontecerão na sala Izaíra Silvino/Foyer e Teatro Morro do Ouro/Anexo CENA, respectivamente. Todas as oficinas têm início a partir das 13h30 com inscrições realizadas por um formulário online disponibilizado nas redes sociais do festival.
Ordem dos shows:
Dia 8/8
18h40 – Zé do Norte
19h30 – Edmundo Vitoriano
20h20 – André Mehmari
Local: Palco Principal
Dia 9/8
18h40 – “Soul Afro”, com Lu D’Sosa
19h30 – Fábio Lima
20h20 – Egberto Gismonti com participação de Daniel Murray
Local: Palco Principal
SERVIÇO
8º Festival Fortaleza Instrumental
Dias 8 e 9 de agosto
Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Oficinas a partir das 13h30, na Sala Izaíra Silvino (Foyer) e Teatro Morro do Ouro (Anexo CENA)
Shows a partir das 18h40, no Palco Principal
Retirada gratuita na bilheteria (de quarta a domingo, das 13h às 19h) ou on-line via Sympla.
Programação gratuita
Outras informações:@festivalfortalezainstrumental






















