Música, esporte e educação ambiental irão ocupar a Praia do Náutico neste final de semana com a 6ª edição do Praia Limpa Otimista. Atrações musicais do evento, Marcos Lessa e Waldonys falam ao Tapis Rouge antecipam detalhes das apresentações e falam da importância da iniciativa
Onivaldo Neto
onivaldo@ootimista.com.br
Buscando conscientizar a população fortalezense sobre a importância da preservação do meio ambiente, ocorre hoje (30) e amanhã (1º), na Praia do Náutico, a 6ª edição do evento Praia Limpa Otimista. Promovida pelo Grupo O Otimista, em parceria com o Instituto Dr. Albino Nogueira, a iniciativa é totalmente gratuita e reúne em um só lugar esportes, educação ambiental e muita cultura. Neste ano, entre os destaques da programação do evento, estão os shows dos cantores Waldonys e Marcos Lessa, programados para um domingo de muita música. Para completar, a festa contará com Os Batutinhas, voltados ao público infantil, além de Alê Moreno, Belinho e uma palestra com Tamara Klink. Em entrevista ao Tapis Rouge, Waldonys e Lessa discorreram sobre as participações no evento deste ano.
Para o sanfoneiro “é de fundamental importância levar música e arte para esse tipo de ação”. O artista também expressa alegria e entusiasmo em integrar a programação do Praia Limpa Otimista, reforçando o impacto positivo da união entre arte e causas sociais. “Me sinto muito honrado e feliz em poder emprestar a minha arte e a minha imagem para um evento que tem esse cunho de lutar pela preservação ambiental e de chamar atenção da sociedade para esse pra essa temática”, afirma.
Marcos Lessa também compartilha sua alegria em integrar novamente do evento, agora em um papel diferente. O artista rememora que a primeira experiência na iniciativa foi junto aos voluntários na ação de limpeza das praias e comemora a oportunidade de retorno, desta vez levando arte ao palco principal da agenda sustentável. “Eu estou super feliz de participar novamente do evento. Já tive a oportunidade lá atrás, no início do Praia Limpa, de fazer parte desse movimento, mas não cantando e sim com os voluntários fazendo a limpeza. Então, estou super feliz de voltar cantando e levando também a arte”, frisa.
Domingo de surpresas
Movido pela música e pela adrenalina, Waldonys promete um momento especial para o público do Praia Limpa. O cantor antecipa a chegada ao evento pode acontecer de forma espetacular: do céu. “Só não saltarei se a meteorologia não deixar… nenhum salto é tão importante que não possa ser adiado. No entanto, faz parte já da minha trajetória e dos meus shows chegar do céu, transformando-o no palco do espetáculo. Então, muito provavelmente, para não dizer que é certeza, que chegarei do céu, num lugar que eu já tô acostumado, a Beira Mar de Fortaleza. Então, fazendo um link com Luiz Gonzaga eu digo para vocês: ‘Olha pro céu, meu amor’”, convida.
Já Lessa pontua que sua apresentação também é uma forma especial de retribuir o esforço e o engajamento dos voluntários que se dedicarão a cuidar de um dos maiores patrimônios naturais de Fortaleza: as praias. “Acho que é um brinde, um prêmio que a gente vai estar levando para quem estiver lá fazendo esse movimento. É importante poder presentear também as pessoas que estão se dispondo a fazer esse trabalho tão nobre de limpar nossa praia, que é um dos maiores tesouros que tem aqui no nosso município, estou super honrado e vamos levar para a turma um show super para cima e tenho certeza que o Waldonys também assim o fará”, acrescenta.
As atividades do Praia Limpa Otimista começam às 15h no domingo, com uma grande ação de limpeza na Praia do Náutico. Todo o lixo coletado é reciclado ou direcionado para cooperativas de catadores. A iniciativa conta ainda com o apoio de escolas de esportes de praia, que mobilizam alunos e atletas para cobrir 15 pontos da orla de Fortaleza, ampliando o alcance da ação. Reconhecido nacionalmente, o Praia Limpa foi agraciado com o Prêmio Lixo Zero Brasil, destacando-se como um exemplo de boas práticas sustentáveis e de impacto positivo na comunidade local.