22ª edição da Unifor Plástica abre ao público com mais de 60 obras de 31 artistas plásticos cearenses

A 22ª edição da Unifor Plástica acontece a partir desta sexta-feira (18), agregando mais de 60 obras de 31 artistas plásticos cearenses. A exposição homenageia o cearense José Guedes, institui o Prêmio Airton Queiroz e celebra os 50 anos da universidade

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

A vitalidade das artes cearenses vai além das delimitações de materiais. E é exatamente por isso que mostras de artes plásticas evidenciam todo o potencial criativo do povo alencarino. Pensando nisso, a Fundação Edson Queiroz deu vida à Unifor Plástica, com o objetivo de incentivar criadores locais e fomentar o setor. Hoje, em sua 22ª edição, mostra celebra não só as artes plásticas cearenses como os 50 anos da instituição.

Com a curadoria de Denise Mattar, o tema da edição de 2023 é Afinidades Eletivas: estratégias para um mundo mutante. Serão mais de 60 obras de 31 artistas plásticos cearenses ou ligados afetivamente ao Ceará. A abertura ocorre nesta quinta-feira (17), no Espaço Diálogo, e a exposição gratuita fica aberta ao público a partir desta sexta-feira (18), no Espaço Cultural da Unifor.

WhatsApp Image 2023 08 14 At 16.52.58
Primeiro Ato – Amanda Nunes

“Afinidades Eletivas” é mais do que um tema, é uma perspectiva adotada por Denise Mattar para analisar a arte contemporânea cearense, convidando o espectador a redefinir e reinterpretar a realidade, diante de um mundo em constante mutação. “Os trabalhos compartilham muitas afinidades, sem limitações, permeando-se e refletindo a complexa irrealidade do mundo atual”, argumenta a curadora. Ela ministrará também uma palestra pública nesta sexta-feira (18), às 9h30, compartilhando os conceitos por trás das obras selecionadas.

A 22ª Unifor Plástica oferecerá um caleidoscópio de mídias, desde pintura e vídeo até instalações, criações digitais e paisagens sonoras, exibindo a diversidade dos 31 artistas participantes, cujas origens, influências e formações divergem, mas se conectam por afinidades eletivas. A mostra está organizada em sete grupos temáticos: ancestralidade africana, ancestralidade indígena, questões de gênero, reinterpretação das tradições nordestinas, urbanidade, alertas ambientais e valorização da memória.

Homenagem

Este ano é comemorado o cinquentenário da Universidade de Fortaleza, inaugurada em 1973. E, por coincidência, foi o ano em que nasceu o artista plástico José Guedes. Nada mais oportuno, então, que homenageá-lo, já que sua carreira se mistura com a própria produção artística cearense. Essa convergência é materializada em uma instalação imersiva que desdobra os conceitos de sua obra, através de dobras de papel e jogos de luz e sombra, sob a trilha da Paixão de São Mateus, de Bach, executada pela Camerata da Unifor.

Ao Tapis Rouge, José Guedes fala que “fazer parte do time de artistas homenageados pela Unifor Plástica o deixou “extremamente orgulhoso e feliz”. “Por incrível que pareça, meu trabalho, de uma maneira mais ampla, é mais conhecido fora do Ceará e até no exterior do que aqui”, afirma o artista que tem obras no MAM, em São Paulo, e no Museu Iva, na Espanha. E dá um spoiler: “No Ceará, 90% do que mostram do meu trabalho é pintura e fotografia. Claro, eu busco expandir o conceito da fotografia, como faço com a pintura. Na Unifor plástica terá algo diferente, que não mostrei aqui ainda: uma instalação”.

Prêmio

A edição deste ano também homenageia Airton Queiroz, que esteve à frente da Fundação Edson Queiroz por mais de 30 anos e que criou, em 1988, o Espaço Cultural Unifor. Será instituído o Prêmio Chanceler Airton Queiroz, destinado ao artista mais destacado na Unifor Plástica. O agraciado também receberá passagens e subsídio para a Bienal de Veneza 2024. Os jurados visitarão a Unifor Plástica na véspera e o vencedor será anunciado na abertura do evento.

Serviço

22ª Unifor Plástica – 50 Anos

Abertura: Quinta-feira (17) às 19h no Espaço Diálogo

Palestra da curadora Denise Mattar: Sexta-feira (18) às 9h30 no Espaço Diálogo

Visitação gratuita a partir desta sexta-feira (18)

Espaço Cultural Unifor. Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz, Fortaleza

Horários de visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábados e domingos, das 12h às 18h.

RELACIONADOS

PUBLICIDADE

POPULARES