3ª melhor do Nordeste e umas das 13 melhores do Brasil. Esta é a classificação da Universidade Estadual do Ceará, segundo o Ranking Web of Universities, que classifica as melhores universidades do mundo por país. A UECE ocupa a 62ª posição entre todas as instituições de ensino superior do país, performance que coloca a universidade cearense entre as 4% mais bem colocadas da América Latina.

O resultado da pesquisa foi divulgado este ano e teve classificação do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que é vinculado ao Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Para o chefe de gabinete da reitoria da UECE, Edmar Pereira, o reconhecimento é resultado da dedicação de todos os colaboradores que atuam no ensino superior público do Ceará. “Mais uma vez, a presença da UECE no ranking mostra a excelência alcançada por nossos pesquisadores, alunos e servidores, que fazem da nossa estadual a universidade de referência em diversas áreas do conhecimento”, avalia.

O Ranking Web of Universities realiza a pesquisa com quase 30.000 instituições em todo o mundo e a UECE ocupa a posição 2395, superior a 92% da lista completa. O objetivo do relatório é promover a presença acadêmica na Internet, apoiando as iniciativas de acesso aberto para aumentar a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para a sociedade. No caso da Estadual do Ceará, essas publicações estão disponíveis nos sites dos Programas de Pós-Graduação e em outras páginas eletrônicas, tornando possível seu acesso livre por meio de buscas no Google.