A combinação entre o mar de azul intenso da Riviera Francesa, encostas com vistas de tirar o fôlego, praias de areia fina, uma charmosa vila medieval com vielas de pedra, o sabor da gastronomia mediterrânea e muitas festas faz de Saint-Tropez, no sul da França, é um dos destinos mais badalados de todo o mundo na alta temporada, que inicia agora, em agosto.

Encravada entre as grandes cidades da região, Marselha e Nice, o que facilita bastante o deslocamento e passeios pelas estradas, Saint-Tropez é um balneário paradisíaco que ficou mundialmente conhecido na década de 1950, quando a estrela de cinema Brigitte Bardot passou a ser fotografada com frequência nas praias da região.

Apesar da predominância no centro do vilarejo de hotéis exclusivíssimos, que recebem estrelas do cinema, da TV, da música, atletas e milionários que se dividem na alta temporada entre as festas de Saint-Tropez e da espanhola Ibiza, é possível encontrar hospedagem charmosa e mais barata nos arredores, como em Grimaud.

São as festas que revelam o espírito boêmio da região: o agito nos beach clubs geralmente começa à tarde e, no verão, se extende até a madrugada. As baladas mais disputadas – é conveniente programar-se com antecedência e fazer reservas de mesas – são no Le Club 55 (um dos estabelecimentos preferidos de Brigitte), o Nikki (reduto dos endinheirados), no L´Opera, na Brasserie Des Artes, na Villa Romana, no Key West, Les Caves du Roy, Maison Ocoa e Stefano Forever.

E, durante o dia, para repor as energias para a próxima festa, não faltam atrativos: a vista 360º da Citadelle, um forte do século XVI; a parte antiga da cidade, conhecida como Vielle Ville, e a Place des Lices, a principal da cidade, com alguns dos restaurantes e bares mais badalados e uma charmosa feirinha aos sábados. Também é possível passear de barco pela região, saindo do Vieux-Port, onde ficam ancorados iates imensos.

Para chegar a Saint-Tropez, partindo de Fortaleza, tanto a Air France quanto a KLM oferecem três opções de voos semanais para Paris ou Amsterdã, de onde se pode fazer conexão para Nice (aproximadamente uma hora e meia de carro), em aproximadamente 14 horas.

Rue Gambeta
A Rue Gambeta é uma das mais importantes do centro histórico.
St Tropez Market Jpg
A feira é uma das atrações dos sábados na Place des Lices.
Maxresdefault
A marina da cidade recebe iates de todo o mundo.
St Tropez 3 1920x800_1_1
Vista da Vieille Ville a partir do mar.
Nikki Beach St Tropez 3955262870
Uma das badaladas festas do Nikki Beach.
Citadelle Saint Tropez2
A vista da Cittadelle, uma fortificação com mais de 400 anos, é uma das mais bonitas da riviera.