Requinte francês e paisagens caribenhas entrecortadas por traços arquitetônicos suecos e holandeses: assim podem ser resumidas as ilhas Saint Barthélemy, ou Saint-Barth – a porção mais luxuosa do Caribe e refúgio de celebridades e bilionários – e a vizinha Saint-Martin, cujo território é dividido entre a França e a Holanda, onde recebe o nome Saint Maarten.

Saint-Martin e Saint-Barth fazem parte da França ultramarina, no entanto, Saint-Barth parece ainda mais européia. Com apenas 21 km², a ilha descoberta por Cristovão Colombo tem praias bem concorridas e isoladas, além de uma grande de hotéis de luxo e pousadas de charme. A chegada na ilha já adianta a atmosfera de exclusividade: os voos são em aviões bimotores (o aeroporto internacional mais próximo é em Saint Maarten, a 15 minutos de voo), passando a poucos metros dos banhistas na Baie de Saint-Jean, ou de navio. Aliás, o porto mais parece uma marina, por causa do fluxo de iates de luxo.

A capital, Gustavia (em homenagem ao Rei Gustavo III da Suécia, que colonizou a ilha por cem anos) tem uma arquitetura escandinava e costumes franceses. É cheia de bons restaurantes, como o contemporâneo com toques caribenhos Bonito; e os italianos L’Isola (um dos mais requintados) e L’Isoletta (uma versão mais despojada) e o pé na areia La Plage.

Já Saint Marteen, que recebe voos internacionais pela Copa Airlines (que possui voo entre Fortaleza e Cidade do Panamá e conexões de até uma hora) tem mais de 30 praias paradisíacas em seus 87 km², lugares perfeitos para mergulhos com snorkel, trilhas, praia de nudismo (Orient Beach) e muitos resorts e restaurantes de luxo.

A parte holandesa (Philipsburg é a capital), é mais animada, com muitas festas, cassinos e até uma pequena zona livre de impostos cheia de lojas de moda e eletrônicos. Já a parte francesa, onde Marigot é a capital, é mais sofisticada, com os restaurantes e hotéis mais caros e com menos agito. A divisa entre ambos é apenas simbólica – um obelisco – e a circulação é livre.

Em Fortaleza, a Casablanca Turismo oferece pacotes completos, em parceria com a Copa Airlines, e serviços avulsos, tais como reservas de hotéis, carros e passagens nos pequenos bimotores para Saint Barth.