Com o fim do inverno, milhões de viajantes se preparam para conhecer a Holanda em todo o seu esplendor. Não apenas pelas flores que dão fama ao país, ao Vondelpark cheio de atrações e gente de todo lugar, mas também pelos dias que vão ficando gradativamente mais longos e, com sorte, até um pouco de calor.

Além da nítida mudança nas cores, os parques passam a receber inúmeras atrações, gente de todos lados, feiras e o país celebra sua principal data nacional, o Dia do Rei, comemorado no dia 27 de abril.

Uma das principais atrações no período é o parque Keukenhof, que este ano completa 70 anos de fundação. O parque, a 37 km do centro de Amsterdã, tem 32 hectares onde se encontram alamedas distribuídas seguindo um planejamento para florescer em três etapas. Todos os anos há intervenções diferentes da temporada anterior, feitas por uma equipe de jardineiros que planta cerca de sete milhões de bulbos de diferentes espécies (só da tulipa, flor símbolo da Holanda, são 800 variedades), um a um. Tudo isso para uma temporada de oito semanas por ano. Este ano, o parque será aberto de 21 de março a 19 de maio.

O Keunkenhof é mantido por uma associação de produtores de bulbos e serve como símbolo do mercado de flores, uma importante atividade econômica na Holanda, que movimenta mais de cinco bilhões de euros por ano.

No meio deste período ocorre o Dia do Rei, o dia mais tradicional da Holanda, comemorado atualmente no dia 27 de abril (a data varia conforme o monarca, geralmente no dia do seu nascimento. No entanto, a atual rainha mãe, Beatrix, havia mantido a data do aniversário da sua mãe, porque o seu é no auge do inverno). Várias cidades do país celebram a data com festas nas ruas para homenagear os seus monarcas, que são muito queridos pelo povo.

Amsterdã vira um mercado a céu aberto, com a maioria das pessoas (e dos pets também) vestidos de laranja, a cor do país. Várias feiras ocupam as ruas e os parques no dia, vendendo todo tipo de objeto. É uma tradição para muitas famílias montar a sua barraquinha e virar feirante por um dia. E mesmo para quem não quer participar da festa, não faltam opções, já que a maioria dos museus abre neste feriado. Haia, outra grande cidade, comemora o Dia do Rei com um festival de música.

Para os cearenses que querem viver a experiência da primavera na Holanda, a Casablanca Turismo oferece diversas opções de roteiros e serviços. Além disso, a KLM mantém três voos semanais diretos entre Fortaleza e Amsterdã, além da opção Fortaleza-Paris-Amsterdã pela empresa irmã Air France.